CulturaFesta Brinquedo Tradicional de regresso a Valongo

Festa Brinquedo Tradicional de regresso a Valongo

Relacionados

Paredes: Município e Universidade Lusófona estabelecem protocolo para atribuição de bolsas

O município de Paredes e a Universidade Lusófona do Porto estabeleceram um protocolo de cooperação, que visa a atribuição anual de uma bolsa de...

Santo Tirso: Bicicleta de 3 mil euros recuperada

A Guarda Nacional Republicana recuperou, na passada quarta-feira, dia 4 de setembro, uma bicicleta, valorizada em cerca de três mil euros, que havia sido...

Paredes: Município promove Bienal para divulgar artes feitas com madeira

A cidade de Paredes acolhe a primeira edição da Bienal Internacional das Artes em Madeira. Organizada pelo Município de Paredes, em conjunto com a...

A Festa do Brinquedo realiza-se de 21 a 25 de setembro, no Parque Vale do Leça e no Centro Cultural de Alfena. A edição deste ano conta com mais dois dias e uma extensão ainda mais alargada, para receber milhares de pessoas de diferentes gerações, com a magia e o encanto dos brinquedos tradicionais.

1.OK_.W.1

Promovida pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Alfena, a Festa do Brinquedo é um grande evento organizado para preservar, valorizar e divulgar o brinquedo tradicional enquanto património identitário do concelho de Valongo, reforçando-se assim a estratégia de afirmação não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular.

“A organização desta festa anual dedicada ao Brinquedo Tradicional Português é mais um contributo para reforçar a nossa estratégia de afirmação do Município de Valongo através das marcas identitárias. Sejam de madeira, metal ou plástico injetado, ninguém fica indiferente aos brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena, mas também em Ermesinde”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, recordando que no âmbito da promoção dessa logomarca já foram lançados livros e documentários com a chancela do Município e no próximo ano será inaugurada a Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, um projeto que, “mais do que recordar a história, pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras”.

“O Brinquedo é uma das seis marcas identitárias do concelho que faz parte da nossa história e que muito nos orgulha. O Brinquedo permite-nos socializar e sonhar”, refere o autarca, frisando que “este evento serve também o desígnio do combate à solidão, porque motiva as pessoas a sair de casa e a conviver saudavelmente umas com as outras”.

A Parada Luminosa da Criança e do Brinquedo com a participação das escolas do concelho, pelas 20h30 de quarta-feira, marca a abertura oficial da Festa do Brinquedo que se prolonga até domingo sempre com muita animação. Além dos stands e das exposições alusivas à temática do Brinquedo Tradicional Português, os visitantes terão a oportunidade de usufruir de demonstrações de trabalho ao vivo, jogos tradicionais, teatro, dança, atividades desportivas, magia, gastronomia e espetáculos musicais para todos os gostos. Bárbara Bandeira, Bispo, David Carreira e Mão Verde são os destaques da programação no palco principal.

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -