Os preços do gasóleo e da gasolina vão aumentar na próxima semana, com subidas superiores a 14 e oito cêntimos por litro, respetivamente, ao mesmo tempo que se dá uma subida das cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais, segundo a Lusa pôde apurar.
De acordo com os preços de referência da Entidade Nacional para o Mercado Energético (ENSE), o preço médio do gasóleo simples está hoje a 1,754 euros por litro e a partir de segunda-feira, dia sete de março, vai chegar perto dos 1,90 euros por litro nos postos de abastecimento em Portugal, enquanto o preço médio da gasolina 95, que atualmente está a 1,795 euros por litro vai atingir os 1,88 euros por litro.
Desta forma, o preço médio do gasóleo deve ultrapassar o da gasolina 95 nos postos de abastecimento.
A invasão da Ucrânia pela Rússia evidenciou a subida do preço do petróleo e dos seus derivados que já vinham a aumentar, no âmbito de uma crise do setor energético, com o aumento dos receios de uma crise no fornecimento.
O secretário de Estado da Energia, João Galamba, anunciou hoje que haverá medidas para aliviar a subida dos combustíveis, mas considerou “impossível” anulá-los.