DestaquePenafiel: Tia e sobrinha são detidas por crimes de burla

Penafiel: Tia e sobrinha são detidas por crimes de burla

Relacionados

Lousada: Jovem é agredido por um grupo junto a escola

Um jovem de 17 anos foi agredido a murro por um grupo, de cinco a sete pessoas, e com idades entre os 18 e...

José Manuel da Costa Soares eleito Presidente da Fundação Inatel

José Manuel da Costa Soares, antigo autarca do PSD em Paços de Ferreira, foi nomeado por resolução governamental de 22 de Agosto, publicada na...

Homem de nacionalidade estrangeira morre afogado no rio Tâmega

Um homem com 33 anos, de nacionalidade romena, morreu, na passada quarta-feira, dia 11 de setembro, por afogamento no rio Tâmega. O alerta foi dado...

A GNR de Penafiel deteve e colocou em prisão preventiva duas mulheres, tia e sobrinha, depois de terem lesado duas dezenas de pessoas, em milhares de euros, com promessas de rezas para afastar o mau-olhado.

O caso remonta a 2022, quando as duas mulheres, de 58 e 34 anos, residentes em Santo Tirso, que se faziam passar por mãe e filha, começaram a pedir esmola para comer. Depois de conquistarem a confiança das vítimas, exigiam ouro e dinheiro, para afastar o mau-olhado.

As burlonas lesaram duas dezenas de vítimas e conseguiram mesmo que uma delas, uma mulher de Famalicão, lhe desse uma “avença” mensal de 300 euros, que passou depois para 400 euros. A esta, que tinha ficado órfã de mãe, as duas burlonas prometeram que conseguiriam falar com a familiar morta. Acabando por terem sido expulsas pelo marido da vítima.

A partir daí, as detidas começaram a exercer pressão sobre a vítima, a quem pediram dinheiro ou ouro, ou outros bens alimentares, quando esta não tinha disponibilidade financeira. Acabaram por conseguir extorquir cerca de 20 mil euros, deixo-a sem poupanças e com dívidas.

As duas mulheres burlaram ainda uma outra mulher de Vilela, Paredes, que lhe deu ouro e a quem prometeram uma reza para lhe curar de um problema nas pernas. A mais velha disse-lhe ainda que uma cunhada lhe queria mal e pediu-lhe 40 euros por nova reza para afastar o mau-olhado. A mulher ainda recusou, mas acabou por ceder ao pedido das burlonas, temendo que algo de mal lhe acontecesse.

A partir daqui vários pedidos de dinheiro e ouro foram feitos pelas burlonas e a mulher chegou a furtar ouro da filha e a pedir dinheiro a uma vizinha para satisfazer as solicitações. Esta segunda vitima ficou sem 3500 euros e objetos de ouro avaliados em 20 mil euros.

As duas mulheres acabaram por ser detidas pela GNR após queixa apresentada pelas vítimas. Presentes a juiz, foram colocadas em prisão preventiva.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -