-1.7 C
Munique
5.9 C
Porto
RegionalPenafielMunicípio de Penafiel foi distinguido por ser um “Município amigo das Famílias”

Município de Penafiel foi distinguido por ser um “Município amigo das Famílias”

Relacionados

Paços de Ferreira – Presidente de Câmara Municipal, Humberto Brito, acusado de maus-tratos

O presidente do Município de Pacense, Humberto Brito, foi acusado de violência doméstica contra a mulher, de quem se divorciou. Em 2021, o juiz decide...

PSD de Paredes e Paços de Ferreira visitam CFPIMM

As concelhias políticas do PSD de Paredes e Paços de Ferreira visitaram no passado dia 31 de janeiro, o CFPIMM (Centro de Formação Profissional...

Paredes – Apreensão de material de jogo ilegal

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Lordelo, no dia 31 de janeiro, apreendeu material destinado à prática de jogo ilegal,...

O Município de Penafiel foi distinguido, uma vez mais, pelo Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis como “Município Amigo das Famílias”.

Além das medidas de apoio às famílias lançadas nos últimos anos, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, anunciou recentemente mais medidas como a oferta de um seguro de saúde para os cidadãos com mais de 65 anos e com baixos rendimentos.

O autarca pretende, da mesma forma, dar continuidade ao processo de criação de mais creches no concelho e um maior apoio à habitação para as famílias carenciadas e para jovens na aquisição da primeira habitação, isentando-os do pagamento de IMT.

O Observatório é o único que avalia políticas locais direcionadas especificamente para a família, analisando iniciativas dos municípios em 12 áreas onde o apoio foi prestado à maternidade e paternidade, às famílias com necessidades especiais, onde foram implementadas medidas de conciliação entre o trabalho e a família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, participação social, desporto e tempo livre.

A Câmara Municipal de Penafiel, a título de exemplo, refere que as famílias “têm direito à aplicação da tarifa social e ou familiar de consumo de água; Redução em 50% nas entradas para espetáculos culturais, desportivos e recreativos; Redução em 50% nas piscinas municipais (natação livre); Redução em 50% dos custos nas férias educativas e desportivas CMP; Cartão Municipal Família Numerosa; Apoio psicológico e social a famílias com carência económica e/ou em risco exclusão social, apoio à renda, medicação, entre muitas outras”, avança o município em nota.

O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas em parceria com o Instituto da Segurança Social, a qual acompanha, reconhece e divulga a tomada de medidas facilitadoras de vida às famílias que vivem nas autarquias portuguesas. Este é o único Observatório que avalia políticas locais, com total abrangência de áreas avaliadas e cobertura a nível nacional.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido