O Município de Amarante, a fim de assinalar o dia de São Gonçalo, a 10 de janeiro, foi reaberta a Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo de Amarante para uma cerimónia simbólica. Nos 16 meses em que esteve fechado, o monumento foi conservado e requalificado tendo sido realizada uma intervenção vasta e específica, ao nível da reabilitação do edificado, bem como da conservação e restauro do recheio artístico do mesmo.
No âmbito de uma operação em parceria com a autarquia da Amarante, e promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Amarante, cofinanciada pelo Norte 2020 – Programa Operacional Região Norte, a intervenção teve como objetivo a reabilitação e conservação do monumento e recheio artístico, projetando-o com valor de uso cultural, social, funcional, económico e turístico.
No decorrer dos 16 meses, foram corrigidos os problemas com a infiltração de águas pluviais e térmitas, atualizada a infraestrutura elétrica, de iluminação e áudio, bem como recuperado o recheio artístico.
Foi realizada ainda uma intervenção de grande impacto conservativo, global, pensada e projetada para o imóvel no seu todo, desde a Igreja aos espaços complementares, os quais foram requalificados e revitalizados.