Nas férias escolares de Natal, entre 19 e 22 de dezembro, a Rota do Românico dinamiza o programa de atividades “Natal com histórias”, que terá lugar nos Centros de Interpretação do Românico, em Lousada, e da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel.
Dirigidas ao público infantojuvenil, as atividades permitirão a (re)descoberta dos diversos espaços temáticos daqueles Centros, através da realização de jogos, ateliês de desenho, oficinas de culinária e de trabalhos manuais. Atividades que procuram estimular a curiosidade, a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo dos jovens participantes.
Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, entre as 10h e as 12h30, o cenário das atividades será o Centro de Interpretação do Românico, com as oficinas “O meu porta-retratos vou elaborar, para oferecer a alguém especial!”, “Umas bolachinhas vou encontrar, e um pinheiro de Natal vou formar!”, “Contos e lendas de Natal vou conhecer, para na ceia de Natal partilhar!”, “Mãos à obra, e trabalhos com cortiça vou elaborar!”, “Técnica nova vou elaborar, para um Pai Natal criar!” e “A minha voz vou afinar, e belas canções de Natal vou cantar!”.
Estas duas últimas oficinas serão replicadas no Centro de Interpretação da Escultura Românica, na manhã do dia 22 de dezembro, sexta-feira.
As inscrições e todas as informações estão disponíveis no sítio da internet da Rota do Românico.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.