CulturaRota do Românico lança atividade que permite conhecer os bens patrimoniais da...

Rota do Românico lança atividade que permite conhecer os bens patrimoniais da rota

Relacionados

Homem Detido em Valongo por Sequestro e Agressão a Ex-Namorada Grávida

Um homem de 25 anos foi detido em Valongo pela Polícia Judiciária, suspeito da prática de vários crimes violentos contra a ex-namorada, que se...

Equipa Feminina Sub-16 do Paços de Ferreira Encerra Época com Vitória em Torneio Internacional

A equipa feminina sub-16 do Futebol Clube de Paços de Ferreira terminou a época da melhor forma, conquistando o torneio organizado pelo próprio clube,...

PAN Apresenta Candidaturas a Todas as Juntas de Freguesia do Concelho de Valongo

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza anuncia, pela primeira vez, a apresentação de candidaturas a todas as Juntas de Freguesia do concelho de Valongo para as...

A Rota do Românico concluiu o projeto relativo à rede temática de geocaching com a instalação de 31 geocaches nos próprios monumentos e centros de interpretação.

A atividade recreativa é dinamizada ao ar livre e pode ser realizada em grupo ou individualmente, com o objetivo de encontrar recipientes georreferenciados escondidos em locais públicos com recurso a um dispositivo com sistema de posicionamento global (GPS) como é o caso do telemóvel.

Esta “casa ao tesouro” é partilhada online nas redes sociais e na plataforma www.geocaching.com, onde são publicadas as geocaches disponíveis, assim como as pistas para localização.

A atividade tem vindo a atrair um crescente número de participantes, tendo sido registados, em Portugal, cerca de 53 mil praticantes, existindo 83 mil geocaches ativas. O geocache apresenta-se, assim, como uma ferramenta, bem como um “pretexto” complementar, para a descoberta e exploração dos bens patrimoniais da Rota do Românico e do território de influência.

O projeto, pertencente à Rota do Românico, está disponível desde o mês de julho de 2021, tendo sido desenvolvido pela equipa do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra, contando já com cerca de 550 registos do tipo “encontrei” na plataforma.

Esta rede está enquadrada no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -