A Câmara Municipal de Valongo deu um passo audacioso rumo à revolução digital ao lançar o programa “Junta-te ao círculo da inovação digital”. Com o objetivo de aumentar o conhecimento e promover a literacia digital entre os seus funcionários, o projeto foi oficialmente inaugurado com a simbólica cedência de smartphones preparados com ferramentas digitais, propriedade do município, aos colaboradores.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, salientou “A inovação vicia-nos completamente. Não foi fácil, mas vamos ser a primeira Câmara Municipal do País totalmente capacitada a nível digital. A cedência temporária destes equipamentos de comunicação, que são do município, vai permitir novos espaços para os 1300 funcionários municipais terem formação em simultâneo, ficarem mais capacitadas digitalmente, ou seja, mais informadas e empoderadas, num mundo onde o excesso de informação resulta muitas vezes em falta de transparência”
A Eurodeputada e Ex-Ministra da Modernização Administrativa Maria Manuel Leitão Marques, convidada de honra no evento de lançamento do projeto na Oficina da Regueifa e do Biscoito no dia 19 de dezembro, destacou a importância do mundo digital que “serve para muitas coisas e ajuda muito ao conhecimento, mas é cada vez mais exigente. Hoje é fundamental saber o que é um algoritmo para que as pessoas se consigam defender e também beneficiar das suas vantagens a nível profissional e pessoal”.
O programa “Junta-te ao círculo da inovação digital” visa alcançar todos os colaboradores, independentemente da utilização de computadores nas suas funções ou não, oferecendo acesso a conteúdos formativos exclusivos sobre Administração Pública. Além disso, será incentivado o uso regular das ferramentas digitais municipais, acesso aos catálogos online das bibliotecas e ao PressReader para acesso gratuito a milhares de revistas e jornais.
Esta iniciativa é resultado de um desafio lançado ao Presidente da Câmara pela Ex-Ministra da Modernização Administrativa durante a pandemia, e ocorre após anos de investimento em literacia digital. Entre as ações anteriores, destacam-se a digitalização completa dos serviços municipais desde 2016, cursos online de Cibersegurança e Regime Geral de Proteção de Dados, bem como a iniciativa “ASA 4.0”, que oferece temporariamente mais de 800 tablets aos idosos participantes do programa de envelhecimento ativo ASA.
José Manuel Ribeiro concluiu enfatizando que “só investindo no incremento das competências e qualificações digitais das pessoas alcançaremos em pleno o desenvolvimento social, cultural e económico do Município. Com a implementação deste novo projeto de promoção da literacia digital, vamos não só capacitar os nossos funcionários para serem melhores servidores públicos, mas também promover a cidadania ativa e a resiliência da comunidade, através da inclusão de todos e de todas na Sociedade de Informação”.