DestaqueMunicípio de Valongo irá quadruplicar a capacidade do Centro Veterinário Municipal

Município de Valongo irá quadruplicar a capacidade do Centro Veterinário Municipal

Relacionados

Barcelos: Milhares de camisolas contrafeitas apreendidas em fábrica

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica comunicou que, em setembro,  apreendeu mais de 116 mil camisolas contrafeitas numa indústria têxtil em Barcelos, no...

Penafiel: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal de Penafiel, anunciou através de um comunicado a que o Jornal Emissor teve...

Lousada: Dois homens são detidos por posse ilegal de armas

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Lousada deteve, no passado dia 5 de outubro, dois homens de 36 e 50...

A capacidade do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do Centro Veterinário Municipal de Valongo irá quadruplicar. O equipamento cumprirá os mais altos padrões de bem-estar animal, que passará a ter 59 jaulas e uma área total de 832 metros quadrados, incluindo piscina para os animais se refrescarem no tempo quente.

A jaula é individual, com área abrigada e descoberta com exposição solar e corta-vento, com bebedouros automáticos e duas grelhas de recolha de dejetos. No exterior, está igualmente prevista uma área circular de exercício.

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Vereador da Logística, Ivo Vale Neves, acompanharam o início da empreitada que teve um custo de 148.793,06 euros, com um prazo de execução de 120 dias.

O autarca frisou que “dentro de alguns meses, teremos mais 44 novas jaulas e mais espaço para conseguirmos dar mais resposta ao problema do aumento do número de animais errantes no concelho”, complementando que o município continua a destacar-se como uma das autarquias na vanguarda do bem-estar dos animais.

Entre as medidas promovidas pela autarquia, a fim de manter o bem-estar animal, destacam-se campanhas de adoção e esterilização gratuitas com a criação de colónias de captura, esterilização e devolução, a fim de controlar a reprodução dos animais errantes.

Aos animais adotados através do Centro Veterinário Municipal, é oferecida a esterilização, a vacinação antirrábica, a desparasitação e o dispositivo de identificação eletrónica. A autarquia gasta, em média, 100 euros por cada animal que entrega para adoção.

No atual ciclo governativo contabiliza-se a segunda ampliação do CROA, que em 2018 duplicou a capacidade passando a poder albergar no total de 30 animais.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -