-0.5 C
Munique
11.8 C
Porto
RegionalValongoMunicípio de Valongo vence galardão de “Município do Ano”

Município de Valongo vence galardão de “Município do Ano”

O projeto determinado como vencedor promoveu 114 atividades, objetivando abranger o maior número de pessoas possível através da partilha online

Relacionados

GNR deteve jovem por tráfico de droga em Paços de Ferreira

A GNR de Paços de Ferreira deteve, ontem, um homem de 22 anos por tráfico de droga no concelho. No âmbito de uma ação de...

179 cidadãos de Baião exerceram o voto antecipado em mobilidade

No passado domingo, no concelho de Baião, 179 cidadãos exerceram o seu direito ao voto antecipado em mobilidade no âmbito das eleições legislativas de...

Santo Tirso: Incêndio deflagra numa habitação em Refojos

Ontem, ocorreu um incêndio numa habitação na Rua de Sande, em Refojos, município de Santo Tirso. O alerta para o incêndio foi dado pelas...

O Município de Valongo venceu, este ano, o prémio de “Município do Ano” na categoria “Área Metropolitana do Porto” com o projeto SEDL – “Partilha de experiências e casos de sucesso na Democracia Local”.

O galardão, promovido pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades, tem como objetivo principal “reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade”, evidencia.

A sexta edição do concurso contou com 44 candidaturas, estando estas nomeadas para projetos de 27 municípios para nove categorias regionais, para a categoria intermunicipais e para o grande prémio Município do Ano Portugal 2021.

A Semana Europeia da Democracia Local é um evento pan-europeu que decorre por volta do dia 15 de outubro como um tributo à Carta Europeia da Autonomia Local. A Câmara Municipal de Valongo colabora com a SEDL desde 2014, objetivando estimular a cidadania e a democracia participativa. O evento reúne um conjunto de iniciativas diversificadas e gratuitas, como a realização de conferências, inaugurações, cursos breves, teatro, prática desportiva e exposições.

A candidatura, apresentada na UM-Cidades pelo Município de Valongo é referente à edição da SEDL de 2020, projeto para o qual foram delineadas 114 atividades, considerando-se como objeto principal a abrangência do maior público possível, através do decorrer destas atividades em formato online, direcionando-o para questões inerentes à Democracia Local, estabelecendo a ponte com os direitos e deveres de cada cidadão no próprio município e país.

A iniciativa, a nível local, procurou envolver agrupamentos escolas e estudantes para reflexão de questões inerentes à democracia, proporcionando uma diversidade de atividades adequadas a vários gostos de aprendizagem, incidentes em várias perspetivas das temáticas ligadas à cidadania e à democracia, permitindo a partilha de informação e boas práticas relevantes dentro do tema da democracia participativa.

Em 2020, a edição contou com os esforços reforçados a fim de legitimar os processos de decisão e aumentando o conhecimento e envolvimento nas políticas locais e internacionais, mantendo sempre presente o incentivo aos representantes eleitos para que intensifiquem e aprofundem o diálogo com os cidadãos, de forma a revitalizar a democracia local.

O autarca de Valongo considerou que, para o município, “a diversidade é o cimento que nos une” pretendendo garantir “uma governação democrática mais ampla, que inclua a participação dos cidadãos, dos grupos sub-representastes eleitos e outras instituições, com a responsabilidade de promover valores democráticos, como a igualdade, justiça e cidadania”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido