CulturaMunicípio de Valongo vence galardão de “Município do Ano”

Município de Valongo vence galardão de “Município do Ano”

Relacionados

Paredes: Homem morre após despiste de mota

Um homem, de 29 anos, morreu, no último sábado, dia 20 de julho, na sequência de um acidente na Rua da Ferrugenta em Lordelo,...

Paredes: Idosa morre após despiste de carro

Uma idosa, de 81 anos, morreu, na manhã do passado dia 17 de julho, quando o carro que conduzia se despistou e embateu contra...

Lousada: Homem é detido para cumprimento de pena de prisão efetiva

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Lousada relatou através de um comunicado que deteve, no passado dia 9 de julho,...

O Município de Valongo venceu, este ano, o prémio de “Município do Ano” na categoria “Área Metropolitana do Porto” com o projeto SEDL – “Partilha de experiências e casos de sucesso na Democracia Local”.

O galardão, promovido pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades, tem como objetivo principal “reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade”, evidencia.

A sexta edição do concurso contou com 44 candidaturas, estando estas nomeadas para projetos de 27 municípios para nove categorias regionais, para a categoria intermunicipais e para o grande prémio Município do Ano Portugal 2021.

A Semana Europeia da Democracia Local é um evento pan-europeu que decorre por volta do dia 15 de outubro como um tributo à Carta Europeia da Autonomia Local. A Câmara Municipal de Valongo colabora com a SEDL desde 2014, objetivando estimular a cidadania e a democracia participativa. O evento reúne um conjunto de iniciativas diversificadas e gratuitas, como a realização de conferências, inaugurações, cursos breves, teatro, prática desportiva e exposições.

A candidatura, apresentada na UM-Cidades pelo Município de Valongo é referente à edição da SEDL de 2020, projeto para o qual foram delineadas 114 atividades, considerando-se como objeto principal a abrangência do maior público possível, através do decorrer destas atividades em formato online, direcionando-o para questões inerentes à Democracia Local, estabelecendo a ponte com os direitos e deveres de cada cidadão no próprio município e país.

A iniciativa, a nível local, procurou envolver agrupamentos escolas e estudantes para reflexão de questões inerentes à democracia, proporcionando uma diversidade de atividades adequadas a vários gostos de aprendizagem, incidentes em várias perspetivas das temáticas ligadas à cidadania e à democracia, permitindo a partilha de informação e boas práticas relevantes dentro do tema da democracia participativa.

Em 2020, a edição contou com os esforços reforçados a fim de legitimar os processos de decisão e aumentando o conhecimento e envolvimento nas políticas locais e internacionais, mantendo sempre presente o incentivo aos representantes eleitos para que intensifiquem e aprofundem o diálogo com os cidadãos, de forma a revitalizar a democracia local.

O autarca de Valongo considerou que, para o município, “a diversidade é o cimento que nos une” pretendendo garantir “uma governação democrática mais ampla, que inclua a participação dos cidadãos, dos grupos sub-representastes eleitos e outras instituições, com a responsabilidade de promover valores democráticos, como a igualdade, justiça e cidadania”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -