29.6 C
Munique
22.8 C
Porto
RegionalValongoValongo celebrou 185 anos de elevação a concelho com entrega de medalhas...

Valongo celebrou 185 anos de elevação a concelho com entrega de medalhas de mérito e honra

Relacionados

Paredes – Detido por ameaças com arma de fogo

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Lordelo, no dia 7 de agosto, deteve um homem de 52 anos por ameaças...

Paços de Ferreira – Assembleia Municipal

- COMUNICADO - Membros da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira do PSD No passado dia 4 de agosto, em plena Assembleia Municipal Extraordinária, solicitamos que...

Paços de Ferreira – COMUNICADO PSD “Indesculpável e inaceitável”

- COMUNICADO - Indesculpável e inaceitável qualquer erro de comunicação Hoje, ficou claro que o PSD de Paços de Ferreira nunca recebeu do Presidente da Câmara...

O Município de Valongo celebrou os 185 anos, assinalando-os no dia de ontem.

As comemorações iniciaram-se pelas 15h30, no Museu Municipal de Valongo, com a apresentação do segundo volume da publicação “História Económica, Social e Administrativa do Concelho de Valongo 1836 – 1916”, da autoria do Professor Joel Mata. A apresentação teve, como apontamento cultural, a exposição interativa “Azulejos Vivos”, dinamizada pela associação Cabeças no Ar e Pés na Terra.

Já a sessão solene de comemoração de elevação de Valongo a concelho teve lugar pelas 18h00, no Fórum Cultural de Ermesinde, com apontamento musical com harpa a cargo de Chorum Dei Laetitia, com um momento alto da cerimónia na atribuição de 47 medalhas de Honra e de Mérito do Município, aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal de Valongo.

Com a Medalha de Mérito, foram premiados: Carlos Daniel Moreira de Barros (investigador científico distinguido com vários prémios); Fátima Cristina Pinto Coelho Rodrigues (artista plástica); Domingos Fernando da Silva Loureiro (artista plástico e professor na FBAUP); Fernando Manuel Ferreira Araújo (Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João); Fernando de Morais Freitas Seara Sampaio (diretor do Museu do Douro); Luís Miguel da Rocha Ferreira (cineasta, argumentista e ator conhecido como Luís Ismael); João Manuel Simões Rocha (Presidente do Instituto Político do Porto), João Vitor Alves Oliveira (chef Michelin), Rui Filipe Antunes Silvestre (chef Michelin), Sara Jorge Moreira da Rocha (investigadora no I3S e vencedora do Prémio Pulido Valente Ciência 2020).

Pelo serviço prestado à comunidade durante o período pandémico foo homenageada a Comissão Municipal de Proteção Civil (constituída pelas seguintes entidades Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; Coordenador Municipal de Proteção Civil, Delfim Cruz; Comandante dos Bombeiros de Ermesinde, Emanuel Santos; Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo, Bruno Fonseca; Presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Soares e Luís Caetano; Presidente da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa; Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado; Presidente da Junta de Freguesia de Valongo, Ivo Neves e Cláudia Lima; Diretor Executivo do ACES Maia Valongo, Fernando Filgueiras; Centro Hospitalar Universitário de S. João Pólo de Valongo, Armando Magalhães; Unidade de Saúde Pública/ Autoridade de Saúde Municipal, Miguel Cabral Pinho; Comandante da Polícia de Segurança Pública da Divisão Maia Valongo, Intendente Ana Mendes da Silva; Comandante do Destacamento da Guarda Nacional Republicana, Capitã Carla Passeira; Representante dos Serviços do Instituto da Segurança Social e Solidariedade, Ana Eugénia Sousa.

Já com a medalha de Honra de Valongo e receção do título de “Cidadão de Valongo, foram premiados Com a Medalha de Honra de Valongo, serão agraciados e receberão o título «Cidadão de Valongo», João Paulo Rodrigues Baltazar, que desempenhou funções como Presidente de Câmara entre junho de 2012 e outubro de 2013; e também todos os Presidentes de Junta do concelho. Da Freguesia de Alfena: Marílio Moreira Cardoso, António Pinto Caetano, Guilherme da Silva Roque, Arnaldo Pinto Soares e Rogério Henrique Palhau. Da Freguesia de Campo: José Marques Coelho, José Carvalho da Rocha e Alfredo Costa Sousa. Da Freguesia de Ermesinde: António Augusto Magalhães Gomes, Jorge Manuel Gonçalves Videira, Casimiro Assunção Gonçalves, António Artur dos Santos Pais, Luís Miguel Mendes Ramalho e João Fernando da Costa Morgado. Da Freguesia de Sobrado: José Pereira da Siva Bessa, António Fernandes Monteiro e Carlos Manuel da Rocha Mota. Da Freguesia de Valongo: João Lino Marques Ferreira, António Alves do Vale e Ivo Vale das Neves.

Foi, ainda, atribuído a título póstumo, a medalha de honra de Valongo a António Joaquim Tomé Rebelo, António Augusto Melo Guimarães, João Teixeira Ferreira, António Jorge Castro Moura e Costa e José Soares Carvalho, da Freguesia de Campo; a Alberto de Oliveira Ramalho, Fernando Correia Piçarra e Joaquim Fernandes Teixeira, da Freguesia de Ermesinde; a José Ferreira Marujo, Manuel Moreira Lamas e José Moreira de Carvalho, da Freguesia de Sobrado; a António Augusto Castro Paupério, a Joaquim Ferreira Gomes e a António Marques de Oliveira, da Freguesia de Valongo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido