O Município de Lousada, em parceria com o IPST – Instituto Português do Sangue e da Transplantação IP, promove mais uma campanha de Doação de Sangue que está agendada para dia 12 de janeiro, entre as 9h30 e as 19h00.
Em paralelo, vai realizar-se uma campanha de recolha/análise de futuros dadores de Medula Óssea. Esta campanha visa ajudar um jovem Lousadense, Pedro Teixeira, a quem foi diagnosticada Leucemia e ainda não foi possível encontrar um dador compatível. No entanto, quem participar nesta colheita pode estar a ajudar, para além do Pedro Teixeira, outras pessoas que se encontrem na mesma situação e necessitem de um dador de medula compatível.
Assim, o apelo é feito a todos os que pretendam ser dadores de Medula Óssea. Para tal é necessário ter entre 18 e 45 anos, pesar no mínimo 50kg e ter 1.50 metro de altura. É ainda requisito ser saudável e não ter recebido uma transfusão de sangue, desde 1980. Não é necessário estar em jejum.
Quem já efetuou o teste de dador de medula óssea na anterior campanha, realizada em 30 de agosto do ano passado, não necessita de se inscrever nesta atual.
As inscrições devem ser efetuadas até 10 de janeiro em www.cm-lousada.pt/p/doar-sangue
A iniciativa vai decorrer no Espaço AJE, junto aos Bombeiros Voluntários de Lousada. Para informações adicionais pode ser consultado https://ipst.pt/index.php/pt/dador-de-sangue