9.6 C
Munique
16.9 C
Porto
Últimas NotíciasA amostra utilizada na Sondagem de intenções de voto em Paços de...

A amostra utilizada na Sondagem de intenções de voto em Paços de Ferreira refere-se à cidade do Montijo

A ERC publicou, ontem, dois documentos que evidenciam os dados resultantes da última sondagem realizada no concelho de Paços de Ferreira relativa às intenções de voto. Uma das declarações presente no documento refere a execução de uma seleção aleatória realizada no concelho de Montijo.

Relacionados

PCP pede esclarecimentos à ARS Norte pela demissão dos responsáveis pela Urgência Metropolitana de Psiquiatria do Porto

O Partido Comunista Português (PCP) avançou, ontem, uma proposta para realizar uma audição da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) relativa à...

Milhares de portugueses apoiam greve aos combustíveis nas redes sociais

Um grupo criado no Facebook há 48 horas, intitulado de “Greve aos combustíveis”, conta já com mais de 500 mil membros. Na descrição é...

Jovem pacense em Erasmus morreu na Polónia

Na Varsóvia, capital da Polónia, foi encontrado o corpo de uma jovem natural de Penamaior, freguesia de Paços de Ferreira, numa varanda de uma...

Após ter sido publicada uma sondagem por parte de um órgão de comunicação regional de Paços de Ferreira referente às intenções de votação dos munícipes pacenses no que às eleições autárquicas diz respeito, a Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) publicou, ontem, os dados obtidos, bem como a análise realizada por parte da Eurosondagem, empresa encarregue da realização da sondagem.

A sondagem publicada evidencia a realização de 845 tentativas de entrevistas, sendo que, 135 dessas, não aceitaram colaborar no Estudo de opinião. Assim, foram validadas 710 entrevistas. De acordo com o documento disponibilizado pela ERC, relativo ao Estudo de Opinião realizado pela Eurosondagem, “o erro máximo da Amostra é de 3,65%, para um grau de probabilidade de 95,0%”.

Os dados publicados pelo órgão de comunicação social regional destacam a eventual reeleição de Humberto Brito, atual recandidato à Câmara Municipal de Paços de Ferreira pelo Partido Socialista, contabilizando 58,6% dos resultados brutos da sondagem. Em segundo lugar, é destacado Alexandre Costa, candidato pelo Partido Social de Democrata à Câmara Municipal, com 23,4% dos resultados brutos.

Já Cátia Santos, candidata pelo partido Chega, conta com 3,8% (resultados brutos) dos votos; João Paulo Carvalho, candidato pela Coligação Democrática Unitária contabiliza 0,9% dos votos (resultados brutos) e Ludgero Pereira, candidato independente apoiado pelo Centro Democrático Social – Partido Popular, contabiliza 0,6% dos votos (resultados brutos).

De acordo com o documento disponibilizado pela ERC, realizado por parte da Eurosondagem, foi colocada apenas uma questão aos entrevistados, tendo estes sido questionados: “Se fossem as eleições autárquicas para a C.M. de Paços de Ferreira e estes os Candidatos qual seria o seu voto?”.

Resultados presentes no documento disponibilizado à ERC pela Eurosondagem, presente no site da ERC
Resultados presentes no documento disponibilizado à ERC pela Eurosondagem, presente no site da ERC

Na Ficha Técnica da ERC, relativa à sondagem em questão, são avançados os objetivos da sondagem como sendo o conhecimento da “opinião dos munícipes do Concelho de Paços de Ferreira, sobre a intenção de voto em Eleições para a Autarquia, com mais de 18 anos de idade”, evidenciado que a fonte de contactos para as quais foi efetuadas as chamadas foram o Mapa DGAI – Administração Eleitoral/BDRE – Número de Eleitores inscritos no recenseamento eleitoral, referido a 31 de dezembro de 2020. As metodologias de seleção da amostra, bem como as técnicas de seleção de unidades até aos inquiridos foram realizadas aleatoriamente.

Além destes dados, está ainda presente a informação, no documento de análise da ERC, relativo ao modo de seleção das unidades que integram a base de amostragem, referindo-se que “dentro do Concelho do Montijo, a seleção foi feita de forma aleatória na lista telefónica”.

Análise realizada pela ERC
Análise realizada pela ERC relativa à sondagem de intenções de voto no concelho de Paços de Ferreira, realizada pela Eurosondagem

Posteriormente, os resultados avançados por parte da ERC, no relatório feito pela própria entidade, apresentam-se iguais aos anteriormente avançados pela Eurosondagem no Estudo de Opinião realizado.

Resultados evidenciados no relatório de análise realizado pela ERC
Resultados evidenciados no relatório de análise realizado pela ERC

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido