Iniciativa dirigida a crianças do pré-escolar inclui também rastreios de saúde gratuitos à população durante o fim de semana.
O “Hospital dos Pequeninos” regressa a Lousada na sexta-feira, 13 de março, numa iniciativa promovida pelo Município de Lousada e que se destina a crianças de cinco anos que frequentam o ensino pré-escolar, público e privado.
De acordo com a informação divulgada pela autarquia, a atividade conta com a colaboração das educadoras, que solicitaram às crianças que levassem um boneco “em mau estado” e escolhessem uma doença para que o brinquedo possa ser observado pela equipa da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
A iniciativa pretende aproximar os mais novos do contexto hospitalar de forma pedagógica, simulando consultas médicas através dos bonecos levados pelas crianças.
Durante o fim de semana, a mesma equipa de estudantes vai dinamizar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca o projeto “Med on Tour”, também já realizado em edições anteriores.
Na manhã de sábado terá lugar o “Med on Tour Kids”, dirigido sobretudo a crianças que não tenham participado no Hospital dos Pequeninos. Os participantes podem igualmente levar bonecos para serem “consultados”.
Durante a tarde de sábado e na manhã de domingo serão realizados rastreios gratuitos à população nas áreas da obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
Segundo a organização, o “Med on Tour” decorre no sábado entre as 9h30 e as 18h30 e no domingo entre as 9h30 e as 12h30.
A iniciativa integra ações de sensibilização para a saúde e de educação para a prevenção, promovidas em colaboração com estudantes da área biomédica.




