RegionalCIM Tâmega e Sousa irá integrar rede educativa internacional

CIM Tâmega e Sousa irá integrar rede educativa internacional

Relacionados

Paços De Ferreira: Antiga estrada nacional 207 vai ser requalificada

Paços de Ferreira vai requalificar a antiga estrada nacional 207, numa empreitada estimada em 750 mil euros, segundo o que divulgou a autarquia. A intervenção...

Paços de Ferreira: PSD vota contra o Relatório e Contas de 2023

O PSD de Paços de Ferreira, em pessoa dos seus vereadores, publicou em forma de comunicado, a sua declaração de voto do relatório e...

Felgueiras: Homem detido por violência doméstica tenta agredir guardas

A Guarda Nacional Republicana deteve, no passado dia 19 de abril, um homem de 60 anos, por violência doméstica, no concelho de Felgueiras.  Em comunicado,...

Teach For All, nome do projeto, nasce de uma parceria que visa promover o sucesso escolar dos alunos da região

Em conjunto com os seus 11 municípios e agrupamentos escolares da região, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) irá implementar um programa de formação e desenvolvimento de liderança para “promoção do sucesso educativo”, adianta o CIM do Tâmega e Sousa em nota.

O programa em questão, inserido no âmbito da estratégia educativa TâmegaSousa – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE do Tâmega e Sousa, será dinamizado pela “associação Teach For Portugal, uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All e que tem por missão diminuir a desigualdade educativa e garantir que todas as crianças têm acesso às mesmas oportunidades de educação, independentemente do seu contexto socioeconómico”, refere nota.

Pretende-se, através deste projeto, promover uma melhoria do desempenho escolar dos alunos, nomeadamente os mais desfavorecidos, assim como reduzir a taxa de retenção e abandono escolar precoce no Tâmega e Sousa.

O Teach For All é baseado num modelo, testado e replicado em 58 países da rede Teach For All, a implementar ao longo de “dois anos letivos em 11 escolas da região, uma por concelho, sendo especialmente dirigido a crianças do 2.º ciclo do ensino básico” sendo que, durante esse tempo, cada escola passa a dispor de um membro da Teach For Portugal, designando-se de mentor.

De acordo com o CIM Tâmega e Sousa, o mentor irá trabalhar “em parceria com um professor, chamado de professor-mentor, apoiando-o na planificação e preparação das aulas, mas atuando, sobretudo, em quatro dimensões: resultados académicos, consciência do eu, gestão emocional e liderança. Este trabalho é feito através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas, durante e fora do período letivo, de forma presencial ou online, enquanto vigorar o ensino à distância”, adianta.

O objetivo deste projeto será “impedir que o contexto socioeconómico de um aluno o impeça de atingir a realização pessoal e profissional”, sendo que os mentores deverão colocar em evidência o que de melhor há em cada criança.

Assim, além das dinâmicas realizadas em sala de aula e online, caberá a cada mentor o desenvolvimento de um projeto escolar e m projeto comunitário “assentes na relação escola-família-comunidade”, procurando, com estes projetos, envolver de forma participativa os alunos, professores, diretores e pessoal não docente, bem como pais e encarregados de educação, associações de pais, instituições locais, associações desportivas e comunidade em geral no processo educativo, de forma a promover a participação efetiva na promoção do sucesso escolar dos alunos.

Este é um projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -