Após ter sido publicada uma sondagem por parte de um órgão de comunicação regional de Paços de Ferreira referente às intenções de votação dos munícipes pacenses no que às eleições autárquicas diz respeito, a Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) publicou, ontem, os dados obtidos, bem como a análise realizada por parte da Eurosondagem, empresa encarregue da realização da sondagem.
A sondagem publicada evidencia a realização de 845 tentativas de entrevistas, sendo que, 135 dessas, não aceitaram colaborar no Estudo de opinião. Assim, foram validadas 710 entrevistas. De acordo com o documento disponibilizado pela ERC, relativo ao Estudo de Opinião realizado pela Eurosondagem, “o erro máximo da Amostra é de 3,65%, para um grau de probabilidade de 95,0%”.
Os dados publicados pelo órgão de comunicação social regional destacam a eventual reeleição de Humberto Brito, atual recandidato à Câmara Municipal de Paços de Ferreira pelo Partido Socialista, contabilizando 58,6% dos resultados brutos da sondagem. Em segundo lugar, é destacado Alexandre Costa, candidato pelo Partido Social de Democrata à Câmara Municipal, com 23,4% dos resultados brutos.
Já Cátia Santos, candidata pelo partido Chega, conta com 3,8% (resultados brutos) dos votos; João Paulo Carvalho, candidato pela Coligação Democrática Unitária contabiliza 0,9% dos votos (resultados brutos) e Ludgero Pereira, candidato independente apoiado pelo Centro Democrático Social – Partido Popular, contabiliza 0,6% dos votos (resultados brutos).
De acordo com o documento disponibilizado pela ERC, realizado por parte da Eurosondagem, foi colocada apenas uma questão aos entrevistados, tendo estes sido questionados: “Se fossem as eleições autárquicas para a C.M. de Paços de Ferreira e estes os Candidatos qual seria o seu voto?”.
Na Ficha Técnica da ERC, relativa à sondagem em questão, são avançados os objetivos da sondagem como sendo o conhecimento da “opinião dos munícipes do Concelho de Paços de Ferreira, sobre a intenção de voto em Eleições para a Autarquia, com mais de 18 anos de idade”, evidenciado que a fonte de contactos para as quais foi efetuadas as chamadas foram o Mapa DGAI – Administração Eleitoral/BDRE – Número de Eleitores inscritos no recenseamento eleitoral, referido a 31 de dezembro de 2020. As metodologias de seleção da amostra, bem como as técnicas de seleção de unidades até aos inquiridos foram realizadas aleatoriamente.
Além destes dados, está ainda presente a informação, no documento de análise da ERC, relativo ao modo de seleção das unidades que integram a base de amostragem, referindo-se que “dentro do Concelho do Montijo, a seleção foi feita de forma aleatória na lista telefónica”.
Posteriormente, os resultados avançados por parte da ERC, no relatório feito pela própria entidade, apresentam-se iguais aos anteriormente avançados pela Eurosondagem no Estudo de Opinião realizado.