O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, depois do sucesso da iniciativa de vacinação do SNS local em 2020, acredita que esta é uma forma de garantir que os centros de saúde “possam funcionar normalmente e dar resposta às outras questões de saúde que são fundamentais”, refere.
Através do ponto de vista do autarca, as farmácias têm vindo a desempenhar um papel fundamental para as pessoas, sendo esta uma medida complementar à vacinação, a qual já é levada a cabo pelo Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso/Trofa.
De acordo com Alberto Costa “o agendamento das vacinas no Centro de Vacinação continua a ser feito, quer para a Covid-19, quer para a gripe, mas todos aqueles que, por alguma razão, não podem deslocar-se à Fábrica de Santo Thyrso ou ao Centro de Saúde, podem dirigir-se à farmácia mais próxima e ser vacinados contra a gripe”, refere.
Já Diana Amaral, representante da Associação Nacional de Farmácias, sublinhou que a assinatura do protocolo em questão é muito positiva, uma vez que quem tem a ganhar são as pessoas, as quais podem ser vacinadas gratuitamente nestes locais. O protocolo é estendido a todas as farmácias do concelho, esperando-se serem vacinados cerca de dois mil utentes.