RegionalTâmega e SousaAutarcas do Tâmega e Sousa reivindicam reforço de fundos comunitários para a...

Autarcas do Tâmega e Sousa reivindicam reforço de fundos comunitários para a região

Relacionados

Paços De Ferreira: Antiga estrada nacional 207 vai ser requalificada

Paços de Ferreira vai requalificar a antiga estrada nacional 207, numa empreitada estimada em 750 mil euros, segundo o que divulgou a autarquia. A intervenção...

Paços de Ferreira: PSD vota contra o Relatório e Contas de 2023

O PSD de Paços de Ferreira, em pessoa dos seus vereadores, publicou em forma de comunicado, a sua declaração de voto do relatório e...

Felgueiras: Homem detido por violência doméstica tenta agredir guardas

A Guarda Nacional Republicana deteve, no passado dia 19 de abril, um homem de 60 anos, por violência doméstica, no concelho de Felgueiras.  Em comunicado,...

Numa reunião realizada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) foi contatado o ponto de situação da execução do Norte 2020 e da preparação do próximo ciclo de fundos comunitários 2021-2027 para a região Norte. Estes assuntos têm implicações diretas na atualidade, bem como no futuro da região do Tâmega e Sousa, bem como a proposta de cordo de Parceria Portugal 2030, a qual se encontra em discussão pública.

A CIM do Tâmega e Sousa avança que, no decorrer da reunião, foram partilhadas informações socioeconómicas relevantes da região Norte, bem como das sub-regiões que, evidenciando que a região do Tâmega e Sousa é uma “região-problema”, uma vez que apresenta os piores indicadores do país, um cenário que se estende ao atual ciclo de financiamento comunitário (Norte 2020).

Tendo em conta que a região do Tâmega e Sousa regista um fundo aprovado por habitante no valor de 2.028 euros, o mais baixo das oito NUTS III, que compõem a região Norte, sendo a média da região de 2.860 euros por habitante.

No âmbito dos indicadores apresentados, os autarcas do Tâmega e Sousa reivindicam ao Presidente da CCDR-N uma discriminação positiva aquando da captação de fundos no próximo quadro comunitário, considerando que só desta forma será possível a resolução de problemas estruturais na região.

Face ao pedido, o Presidente da CCDR-N mostrou-se empenhado a trabalhar com a CIM do Tâmega e Sousa no sentido de criar mais oportunidades na região. Além disso, os presidentes dos municípios que compõem a CIM do Tâmega e Sousa pronunciaram-se sobre os domínios ou tipologias que consideram ser prioridades para a região no próximo quadro comunitário 2021-2027.

As necessidades passam por investir na mobilidade e nos transportes, nomeadamente na ferrovia, na atração e captação de investimento empresarial, bem como de instituições universitárias e centros de investigação, desenvolvimento e inovação.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -