NacionalINE regista diminuição nos indicadores de confiança dos Consumidores e no clima...

INE regista diminuição nos indicadores de confiança dos Consumidores e no clima económico

Relacionados

Lousada: Homem Detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Destacamento de Trânsito de Penafiel deteve, no passado dia 29 de abril, um homem de 29 anos,...

Paredes: Município candidata-se a fundos para responder as necessidades habitacionais

O Município de Paredes entregou um conjunto de candidaturas a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência para a construção de 405 habitações e...

Região do Douro, Tâmega e Sousa vai receber 187 milhões de euros de fundos europeus

A região do Douro, Tâmega e Sousa vai ter ao seu dispor uma verba de 187 milhões de euros, no próximo quadro comunitário de...

De acordo com um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, no dia de hoje, é possível verificar que, no decorrer do mês de outubro e novembro de 2021, o indicador de confiança dos consumidores sofreu uma diminuição significativa, quer ao nível da Construção e Obras Públicas e no Comércio, bem como na Indústria Transformadora e dos Serviços.

No mês de novembro, no âmbito da Construção de Obras Públicas e no Comércio, foi onde se registou uma diminuição mais significativa, após ter sido registado um aumento nos meses de agosto e setembro.

O INE avança, ainda, que o indicador de confiança aumentou no mês de novembro no setor da Indústria Transformadora, contrariando a diminuição observada no mês anterior. No caso dos serviços, houve uma prolongação do movimento do mês de outubro.

Nos últimos três meses, o saldo das perspetivas dos consumidores, relativas à evolução dos preços aumentou de forma expressiva em outubro e novembro, atingindo o valor máximo dos últimos dez anos.

As expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda atingiram o valor máximo das respetivas séries na Construção e Obras Públicas, enquanto que, na Indústria Transformadora, situam-se no valor máximo desde novembro de 1990, sendo que o saldo das expectativas de evolução dos preços de prestação de Serviços aproximou-se do máximo da série, registado em novembro de 2005.

Os dados relativos aos consumidores foram recolhidos no decorrer do mês de novembro, entre os dias 2 e 12, tendo sido obtidas 1296 respostas, através de entrevistas telefónicas. Já no caso dos inquéritos às empresas, os dados foram recolhidos entre o dia 1 e 23 de dezembro.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -