DestaqueINE regista diminuição nos indicadores de confiança dos Consumidores e no clima...

INE regista diminuição nos indicadores de confiança dos Consumidores e no clima económico

Relacionados

Trofa e Famalicão | Homem de 42 anos detido em flagrante pela GNR após furtos em lojas

Um homem de 42 anos foi detido na sexta-feira, 15 de novembro, pelo Posto Territorial da Trofa da Guarda Nacional Republicana (GNR), no seguimento...

GNR intensifica fiscalização a veículos pesados no âmbito da operação europeia “RoadPol”

Portugal, 20 de novembro de 2025 — A Guarda Nacional Republicana (GNR) encontra-se a realizar, desde 17 de novembro e até ao próximo dia...

ACT lança microcampanha para alertar empresas para riscos da exposição ao frio

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) iniciou uma nova microcampanha de sensibilização dedicada aos riscos associados à exposição dos trabalhadores a condições...

De acordo com um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, no dia de hoje, é possível verificar que, no decorrer do mês de outubro e novembro de 2021, o indicador de confiança dos consumidores sofreu uma diminuição significativa, quer ao nível da Construção e Obras Públicas e no Comércio, bem como na Indústria Transformadora e dos Serviços.

No mês de novembro, no âmbito da Construção de Obras Públicas e no Comércio, foi onde se registou uma diminuição mais significativa, após ter sido registado um aumento nos meses de agosto e setembro.

O INE avança, ainda, que o indicador de confiança aumentou no mês de novembro no setor da Indústria Transformadora, contrariando a diminuição observada no mês anterior. No caso dos serviços, houve uma prolongação do movimento do mês de outubro.

Nos últimos três meses, o saldo das perspetivas dos consumidores, relativas à evolução dos preços aumentou de forma expressiva em outubro e novembro, atingindo o valor máximo dos últimos dez anos.

As expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda atingiram o valor máximo das respetivas séries na Construção e Obras Públicas, enquanto que, na Indústria Transformadora, situam-se no valor máximo desde novembro de 1990, sendo que o saldo das expectativas de evolução dos preços de prestação de Serviços aproximou-se do máximo da série, registado em novembro de 2005.

Os dados relativos aos consumidores foram recolhidos no decorrer do mês de novembro, entre os dias 2 e 12, tendo sido obtidas 1296 respostas, através de entrevistas telefónicas. Já no caso dos inquéritos às empresas, os dados foram recolhidos entre o dia 1 e 23 de dezembro.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -