O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, portador do cargo do pelouro da Proteção Civil, realizou diversas reuniões pelo concelho, tendo-se encontrado com os responsáveis da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Baião, dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere e com as Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
No decorrer destes encontros, esteve também presente o Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro. O vice-presidente fez questão de contactar com os responsáveis, a fim de transmitir a total disponibilidade da sua parte, bem como do Executivo, integrado neste novo mandato autárquico.
Filipe Fonseca chegou a referir que, ao criar sinergias e havendo uma boa colaboração entre os diferentes agentes de proteção civil, tornou-se mais simples chegar a consensos “de modo que a operacionalidade dos agentes de proteção civil seja feita com o máximo de eficácia possível, para que assim possamos servir a nossa população o melhor que pudermos”.
No decorrer da reunião foram abordadas questões relacionadas com as condições materiais e infraestruturais que estes agentes de Proteção Civil têm ao seu dispor, mas também acerca dos desafios que se colocam ao concelho de Baião em dimensões como o combate a incêndios, o socorro em situações de risco ou a segurança da comunidade em termos gerais.
O vice-presidente encontrou-se com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, Alexandre Pinto, com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere, Márcio Vil, com o Comandante da GNR de Baião, Sargento-Ajudante José Alves e com os Líderes das Brigadas de Sapadores Florestais da CIM do Tâmega e Sousa, Alexandre Vieira e Rui Morêda.