DestaqueDivulgação de ações importantes no âmbito da prevenção e combate à violência...

Divulgação de ações importantes no âmbito da prevenção e combate à violência doméstica

Relacionados

Santo Tirso: Motociclista morre após despiste na Serra da Agrela

Um homem de 33 anos morreu, no passado domingo, dia 19 de maio, na serra da Agrela, em Santo Tirso, após ter sofrido um...

Freamunde: viagens escolares levantam suspeitas

Comportamentos de auxiliar aos alunos de Freamunde nas viagens escolares levanta suspeitas Os encarregados de educação de alunos do Centro Escolar de Freamunde estão a...

Paredes: Homem com antecedentes é detido por violência doméstica

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Penafiel deteve, no passado dia 10 de maio,...

O Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, avançou informações consideradas importantes no âmbito da prevenção e combate à violência doméstica, nomeadamente destinadas aos conselhos para as vítimas.

As informações avançadas passam por manter contacto com pessoas da sua confiança, identificando membros da família, vizinhança e pessoas amigas que a possam acolher ou ajudar se tiver de sair de casa.

Evidenciam a importância da combinação de códigos de emergência com as pessoas de confiança, um sinal, gesto ou objeto nas janelas para que estas possam alertar as autoridades no caso de urgência e os comportamentos a adotar neste tipo de situações.

É deixado um aviso para o caso de existirem crianças, sejam combinados códigos para utilização em caso de urgência e comportamentos a adotar neste tipo de situações.

É de igual importância a verificação da possibilidade de realização de quarentena junto de familiares ou pessoas amigas em condições de segurança e a criação de um plano de segurança que deve passar pela identificação da divisão da casa “mais segura” para onde possam ir e na qual se deverá ter acesso a partir do exterior (porta ou janela); a realização de cópias ou tiragem de fotografias de documentos importantes como o cartão de cidadão, passaporte, seguros e a partilha destes com pessoas de confiança.

Ainda no que diz respeito ao plano, é sugerido a preparação de uma mala de emergência, com chaves extra, roupa para a vítima bem como para as crianças, medicação e cópia dos documentos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -