O Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, avançou informações consideradas importantes no âmbito da prevenção e combate à violência doméstica, nomeadamente destinadas aos conselhos para as vítimas.
As informações avançadas passam por manter contacto com pessoas da sua confiança, identificando membros da família, vizinhança e pessoas amigas que a possam acolher ou ajudar se tiver de sair de casa.
Evidenciam a importância da combinação de códigos de emergência com as pessoas de confiança, um sinal, gesto ou objeto nas janelas para que estas possam alertar as autoridades no caso de urgência e os comportamentos a adotar neste tipo de situações.
É deixado um aviso para o caso de existirem crianças, sejam combinados códigos para utilização em caso de urgência e comportamentos a adotar neste tipo de situações.
É de igual importância a verificação da possibilidade de realização de quarentena junto de familiares ou pessoas amigas em condições de segurança e a criação de um plano de segurança que deve passar pela identificação da divisão da casa “mais segura” para onde possam ir e na qual se deverá ter acesso a partir do exterior (porta ou janela); a realização de cópias ou tiragem de fotografias de documentos importantes como o cartão de cidadão, passaporte, seguros e a partilha destes com pessoas de confiança.
Ainda no que diz respeito ao plano, é sugerido a preparação de uma mala de emergência, com chaves extra, roupa para a vítima bem como para as crianças, medicação e cópia dos documentos.