O Museu da Magia vai ser oficialmente inaugurado no próximo dia 31 de janeiro, Dia do Ilusionista, às 18h00, no piso 1 do Edifício Administrativo Dr. Faria Sampaio, localizado em Ermesinde ao lado da Loja do Cidadão e cedido em regime de comodato pelo Município de Valongo.
Este novo equipamento cultural resulta do dinamismo da Associação Museu da Magia, que se dedica há anos à recolha de espólio, contando com um acervo extraordinário, com milhares de peças e coleções únicas (obras literárias, vídeos, fotos e cartazes icónicos, aparatos mágicos, jogos, manuscritos, etc.). É também o reconhecimento da importância do ilusionismo, uma área das Artes do Espetáculo que mobiliza uma larga camada de fãs e adeptos no concelho de Valongo, com uma larga tradição em grande parte fomentada pela organização de mais de 30 edições do MagicValongo – Festival Internacional de Ilusionismo.
Após o ato inaugural presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e pelo Presidente da Associação Museu da Magia, Miguel Ângelo Gonçalves Bento, terá lugar a Gala de Magia, no Fórum Cultural de Ermesinde, às 21h00. Esta gala contará com as atuações de Solange Kardinaly, José de Lemos, Rafael Titonelly, David Sousa, Zé Mágico, Ricardo Pimenta e André Gomes, todos eles portugueses, com várias participações constantes nas televisões nacionais e em eventos internacionais, sendo um campeão mundial português e outra campeã de Espanha no Congresso de Magia.