CulturaPenafiel assina protocolo de colaboração com Instituto Piaget de Angola

Penafiel assina protocolo de colaboração com Instituto Piaget de Angola

Relacionados

Paços de Ferreira: Três homens detidos por furto qualificado

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Felgueiras deteve, no passado dia 22 de maio, três homens com...

Paços de Ferreira: Monte do Pilar recebe Prova de Trial

No próximo dia 26 de maio, o Monte do Pilar, em Penamaior, vai receber uma prova do Campeonato Nacional de Trial, inserida no calendário...

Santo Tirso: Motociclista morre após despiste na Serra da Agrela

Um homem de 33 anos morreu, no passado domingo, dia 19 de maio, na serra da Agrela, em Santo Tirso, após ter sofrido um...

Na última sexta-feira, dia 25 de agosto, a Câmara Municipal de Penafiel assinou com o Instituto Piaget de Angola um protocolo de colaboração internacional.

No momento da assinatura do protocolo, a coordenadora dos projetos sociais do Instituto Piaget de Angola, Ana Rodriguez, afirmou que “o evento cultural Escritaria permitiu dar seguimento a esta grande parceria. Em Benguela temos um conjunto de projetos de intervenção comunitária, de desenvolvimento local, designadamente bibliotecas, projetos com as comunidades, e do qual vamos levar este grande evento que é o Escritaria. Esta é a parte que mais nos orgulhámos, ter a possibilidade de levar este projeto para Angola e para os outros PALOP onde temos expressão do Piaget”.

Já Carlos Pacatolo, Presidente do Campus de Benguela (Instituto Piaget), explicou que “dar oportunidade aos jovens de virem estagiar para Portugal, mais concretamente em Penafiel, e porem em prática os conhecimentos que adquiriram ao longo da sua formação, é sem sombra de dúvida dar-lhes a possibilidade de estarem melhor capacitados para os desafios do mundo profissional.”

Através deste acordo as duas Instituições comprometem-se a conjugar esforços para cooperarem, na organização de espaços de estágio para os alunos do Instituto Piaget no âmbito das áreas de ação do Município de Penafiel e das suas empresas municipais, e na otimização do projeto de Biblioteca itinerante, nomeadamente na criação de ações de recolha, em Penafiel, de livros para jovens e respetivo envio para o Instituto Piaget de Benguela.

Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, afirmou que “foi através do Escritaria que esta parceria se estabeleceu. Homenageamos o escritor Pepetela, natural de Benguela, e evoluímos na nossa relação, para outras áreas e para outros domínios de cooperação. Um protocolo que tem presente esta questão do Escritaria através da promoção e projeção do Piaget nos PALOP, mas noutras áreas de cooperação, como o caso dos estágios no Município de Penafiel, na aposta da literatura através do Bibliómovel em Benguela, e no apoio na área da comunicação. Foi um primeiro passo muito importante para o futuro de Penafiel, do instituto Piaget em Angola e para Benguela”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -