DesportoLousada - Campo dos Escravos inaugurado

Lousada – Campo dos Escravos inaugurado

Relacionados

Santo Tirso: Homem que escondia droga num cofre é detido

A PSP deteve, na passada sexta feira, dia 12 de abril, um homem de 25 anos de idade por suspeita de tráfico de droga...

Paços De Ferreira: Ciclovia que liga Paços de Ferreira a Freamunde é inaugurada

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira inaugurou, no passado domingo, 14 de abril, a ciclovia que faz a ligação entre as cidades de...

Paços de Ferreira: Atletas Pacenses destacam-se no Campeonato Nacional

Nos passados dias 4 e 7 de abril, o Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra recebeu os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos...

21

As obras contemplam um campo de futebol de 11 com relvado sintético, iluminação e infraestruturas de apoio. Foram também reabilitados e ampliados os balneários, com instalação de sistema de aquecimento de águas e arranjos exteriores. O investimento feito pela Câmara Municipal foi de, aproximadamente, 560 mil euros.

Na sessão de inauguração, o Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, destacou que “mais importante do que se inaugurar um espaço é permitir que este esteja disponível para a população”. No caso concreto, está há cerca de um ano em funcionamento e, “por iniciativa da direção da Associação Desportiva de Lustosa a inauguração oficial decorre agora”.

O Dr. Pedro Machado referiu ainda que “gostaria que a obra já tivesse concluídos alguns pormenores que estão em falta, nomeadamente a cobertura da bancada. Estamos a falar de investimentos avultados que, no caso concreto, são financiados na totalidade pela Câmara Municipal, dado que não existem quaisquer apoios da União Europeia no que concerne a equipamentos desportivos. Mas fica o compromisso de que vai ser construída a cobertura da bancada”.

O Presidente da Câmara enalteceu o papel da Associação Desportiva de Lustosa, bem como da Junta de Freguesia em todo este processo da execução das obras, referindo que “é importante que se façam investimentos nas instalações, mas estes são úteis quando as populações as utilizam. Aqui o enfase vai, sobretudo para crianças e jovens, dado que a prática desportiva é fundamental para o seu desenvolvimento. É interessante perceber que inicialmente era 40 crianças a praticar futebol e, atualmente, são cerca de 130 atletas”.

Rui Santos, Presidente da Direção da Associação Desportiva de Lustosa, fez um agradecimento “à Câmara Municipal pela empenhada colaboração com a associação neste processo para que as obras se concretizassem, bem como à Junta de Freguesia elo importante papel neste processo”.

Nesta cerimónia foram ainda lembrados todos os que estiveram na génese do Campo dos Escravos, desde a década de 1960, mas também aos que nos anos 90 se empenharam na aquisição de terrenos, não esquecendo a população de Lustosa.

O Presidente da União de Freguesias de Lustosa e Barrosas (Santo Estêvão), Armando Silva, enalteceu a “intervenção da Câmara Municipal de Lousada, sem a qual não seria possível ter esta infraestrutura. A Junta de Freguesia fez alguns trabalhos, mas o Município é que teve um papel fundamental na execução deste projeto e, por isso, em nome da freguesia deixo um agradecimento pelo seu empenho e pelos sucessivos convites para acompanhamento da obra”.

A história do Campo dos Escravos remonta à década de 1960 com a existência de um terreno para a prática do futebol. No entanto, era necessário que o terreno estivesse nivelado e alisado, o que exigiu um esforço de trabalho braçal até com ajuda de animais. Por isso, devido a tanto esforço físico o nome do recinto desportivo perpetuou-se como Campo dos Escravos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -