O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, foi eleito no dia 14 de novembro, Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), para o mandato 2025-2029. A eleição, realizada por unanimidade, ocorreu na sede da instituição, durante a reunião de instalação do novo Conselho Intermunicipal.
Na mesma sessão, foi igualmente aprovada por unanimidade a continuidade de Telmo Pinto no cargo de Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, função que desempenha desde 2018.
A nova liderança do Conselho Intermunicipal integra ainda dois Vice-Presidentes: José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, e Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.
Após a eleição, Nuno Fonseca destacou como prioridades para o mandato a mobilização e execução dos fundos europeus atribuídos à região, a atenção às fragilidades do território e a valorização de investimentos considerados estratégicos. Sublinhou também a importância da cooperação entre os 11 municípios que integram a CIM, apontando a relação institucional entre autarcas como um fator determinante para o desenvolvimento socioeconómico e a coesão territorial do Douro, Tâmega e Sousa.
O Conselho Intermunicipal agora instalado integra os Presidentes de Câmara dos municípios de Amarante (Jorge Ricardo), Baião (Ana Raquel Azevedo), Castelo de Paiva (Ricardo Cardoso), Celorico de Basto (José Peixoto Lima), Cinfães (Carlos Cardoso), Felgueiras (Nuno Fonseca), Lousada (Nelson Oliveira), Marco de Canaveses (Cristina Vieira), Paços de Ferreira (Paulo Ferreira), Penafiel (Pedro Cepeda) e Resende (Fernando Silvério).
Durante a reunião, foram ainda apresentados os nomes de Rodrigo Lopes e Gabriel Carvalho para o exercício de funções de Secretários Intermunicipais. A proposta será agora remetida para apreciação e votação na próxima sessão da Assembleia Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa.




