DestaqueSNS Disponibiliza Consulta de Acompanhamento de Jovens e Crianças que Cheguem da...

SNS Disponibiliza Consulta de Acompanhamento de Jovens e Crianças que Cheguem da Ucrânia

Relacionados

Cinfães: Homem detido por violência doméstica e posse de arma proibida

Um homem de 59 anos foi detido por posse de diversas armas e munições encontradas durante as diligencias de um processo de violência doméstica,...

Barcelos: Homem é detido depois de agredir policias

Um homem de 37 anos foi, na passada na quarta-feira, dia 17 de abril, detido pelo crime de agressão e injúria contra agentes da...

Santo Tirso: Homem que escondia droga num cofre é detido

A PSP deteve, na passada sexta feira, dia 12 de abril, um homem de 25 anos de idade por suspeita de tráfico de droga...

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai disponibilizar a partir de segunda-feira, dia 21 de março, uma consulta para acompanhamento de jovens e crianças que cheguem da Ucrânia, no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa.

Esta consulta tem como objetivo acolher, com foco na perspetiva sanitária, crianças e jovens provenientes da Ucrânia que requisitaram proteção temporária em Portugal.

Os utentes vão ser referenciados ao Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central através de uma linha de atendimento, pelo 967 059 865. Realiza-se, assim, num primeiro momento, uma triagem para determinar o agendamento da consulta.

Em nota de imprensa o SNS informa que “A consulta vai funcionar todos os dias úteis, em gabinete próprio do edifício das Consultas Externas, sendo garantido serviço de tradução. A triagem realiza-se no período da manhã e as consultas são agendadas para a tarde do mesmo dia.”

Depois de uma primeira observação clínica, os utentes ucranianos são encaminhados para tratamento ou consultas de seguimento específico, dependendo das suas necessidades.

Recorde-se que os cidadãos oriundos da Ucrânia, requerentes de proteção temporária e membros da sua família vão receber automaticamente um número de utente, que lhes concede o direito ao acesso universal do SNS nas mesmas condições que cidadãos nacionais, nomeadamente, prestação de cuidados no âmbito dos programas de saúde materno-infantil, atualização das vacinas segundo o Plano Nacional de Vacinação, agendamento de vacinação para COVID-19, cuidados hospitalares e outros programas de saúde em vigor.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -