O Secretária de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, avançou ao Jornal de Negócios, esta segunda-feira, que “a partir de 1 de janeiro de 2022, todas as motas de 125 centímetros cúbicos para cima passam a ter de ir à inspeção”.
O prazo para a transposição diretiva europeia, a qual determina a obrigatoriedade da inspeção, termina a 31 de dezembro do presente ano. Isto é, a partir de 1 de janeiro de 2022, cerca de 450 mil motociclos irão ter de realizar inspeções periódicas obrigatórias, avança o JN.
A legislação não abrange os veículos de duas rodas com 50 cc.
Em declarações ao mesmo jornal, o Secretário de Estado refere ainda que “o decreto-lei está em circuito legislativo e vai ser aprovado em conselho de ministros em breve”, esclarece.
De acordo com o JN, a alteração em questão entra em vigor “quase 10 anos depois de o governo de Passos Coelho ter aprovado, em decreto-lei, a inspeção obrigatória de motociclos, que incluía triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc”, refere.
Assim, com a inspeção das motas à vista, os centros de inspeção que investiram milhões para se prepararem para o processo, alertam estar em falta a “classificação das deficiências e que faltam os cursos de qualificação dos inspetores”.