A ministra da Saúde, Marta Temido, informou na passada quarta-feira que a vacinação contra a gripe, bem como a terceira dose contra a Covid-19, estão completamente concluídas nos lares de idosos. Desta forma, o processo nesta faixa da população deverá estar concluído até ao final de dezembro.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de uma nota, avançou que as afirmações de Marta Temido na conferência de imprensa realizada após o Conselho de Ministro foram de que “o processo mantem-se a decorrer com normalidade” e que a vacinação nas estruturas residenciais para idosos já está, praticamente, terminada.
A coadministração das vacinas contra a gripe e a terceira dose da vacina contra a covid-19 está a ser realizada desde o passado dia 18 de outubro, integrando os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos bem como em situação de imunodepressão.
A terceira dose foi inicialmente dada aos utentes acima dos 80 anos e está a decorrer por ordem decrescente de idades. A ministra da saúde já deu nota de que o auto-agendamento para terceira dose da vacina contra Covid-19, destinada a pessoas com mais de 80 anos e aquelas que optem por não se auto-agendar, deverão receber mensagens nos números de contacto com um convite para a vacinação em questão.
De acordo com Marta Temido, foram já 194.257 as pessoas com mais de 65 anos que receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Foram, também, inoculados com dose adicional 5.500 utentes. Desde o início da vacinação, no dia 27 de setembro, já foram administradas 384.754 vacinas contra a gripe.