No passado sábado, dia 24 de julho, vários países ficaram sem eletricidade devido a um problema de fornecimento elétrico ao nível europeu, avança o Jornal ECO. A perda de energia afetou vários países, incluindo Portugal.
Em causa está um hidroavião que provocou um incidente nas redes de alta tensão em França, culminando num apagão em Espanha e Portugal. Nos concelhos de Vila do Conde, Tomar, Vila Praia de Âncora, Fafe, Famalicão, Braga, Trofa, Caldas da Rainha, Santo Tirso, Soure, Paços de Ferreira, Felgueiras, Lousada, Paredes, Penafiel e em alguns concelhos a sul de Portugal, como é o caso de Setúbal, Sesimbra, Moscavide, Olivais, Sintra Loures e Lagoa, a eletricidade falhou.
O apagão durou cerca de meia hora nuns concelhos e mais de uma hora e meia noutros, tendo o próprio centro operacional do 112 de Lisboa sido afetado pela falha de eletricidade. Apesar do problema, a PSP avançou que “o atendimento de emergência foi plenamente assegurado a todo o tempo”, uma vez que avançaram, de imediato, os protocolos de redundância.
A energia foi restabelecida no final do dia de sábado.