-1.4 C
Munique
6.7 C
Porto
RegionalBaiãoComando Sub-Regional da Proteção Civil já se instalou em Baião

Comando Sub-Regional da Proteção Civil já se instalou em Baião

Os comandos sub-regionais irão substituir os atuais comandos distritais de operações de socorro, com uma alteração que se concretiza no âmbito da lei orgânica da ANEPC

Relacionados

Cinfães conta com nova unidade de saúde em Nespereira

As novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira, em Cinfães, entraram em funcionamento hoje e servirão 1725 utentes. A Administração Regional de Saúde do...

Felgueiras acolhe oficina de inovação para capacitar tecido empresarial

O Município de Felgueiras avança que, face ao contexto pandémico, que acrescentou grandes adversidades ao tecido empresarial e introduziu mudanças na lógica e comportamento...

GNR e Polícia Municipal de Paredes fiscalizam autocarros e transportes escolares

A GNR e a Polícia Municipal de Paredes procederam a uma ação de fiscalização conjunta aos autocarros e transportes escolares, na Escola Secundária e...

Até ao final do primeiro trimestre de 2022 será instalado em Baião, o Comando Sub-Regional de Proteção Civil, o qual irá abranger os 11 concelhos do Tâmega e Sousa.

No decorrer da passada terça-feira realizou-se a primeira reunião de trabalho para a instalação da estrutura, no qual esteve presente o Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de baião, respetivamente Paulo Ferreira e Filipe Fonseca, recebido uma comitiva de responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Os comandos sub-regionais irão substituir os atuais comandos distritais de operações de socorro, com uma alteração que se concretiza no âmbito da lei orgânica da ANEPC.

A estrutura corresponde ao centro de comando, com técnicos especializados com a intenção de realizar a primeira resposta e comando de meios para ocorrências dentro do espaço do Tâmega e Sousa.

O encontro iniciou-se nos Paços do Concelho, onde se analisaram as necessidades técnicas e operacionais que a Proteção Civil tem para a instalação da estrutura, assim como o modelo de acordo de cooperação a estabelecer entre todas as entidades intervenientes.

A Comitiva dirigiu-se posteriormente à Casa de Chavães onde o imóvel acolherá o comando sub-regional, sendo que o espaço possui todas as condições necessárias para o efeito da missão e potencial de expansão em caso de necessidade.

No decorrer da reunião, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esteve representada pela Diretora Nacional de Administração de Recursos, Ana Cristina Andrade e pela Diretora de Serviços de Recursos Tecnológicos e Patrimoniais, Carla Dinis, apoiadas pelo arquiteto Henrique Vaz Pato.

Quem também marcou presença, a nível operacional, foi o Comandante Regional do Norte, Tenente Tenente-Coronel Carlos Alves, o Segundo Comandante Regional da ANEPC, Armando Silva, e o Comandante Distrital, Albano Teixeira. Além destes, também participaram na visita o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Baião, José Manuel Ribeiro e o Adjunto do presidente da Câmara Municipal de Baião, Armando Pinho.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido