-1.1 C
Munique
9.8 C
Porto
RegionalBaiãoComando Sub-Regional da Proteção Civil já se instalou em Baião

Comando Sub-Regional da Proteção Civil já se instalou em Baião

Relacionados

Valongo – Detido em flagrante por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Valongo, ontem, dia 25 de janeiro, deteve em flagrante um homem de 23 anos,...

Guimarães – Detenção de suspeito de pornografia de menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 18 anos de...

Música de câmara no Centro de Interpretação do Românico

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebe o quarteto de cordas da Orquestra da Costa Atlântica (OCA), no próximo sábado, 28 de...

Até ao final do primeiro trimestre de 2022 será instalado em Baião, o Comando Sub-Regional de Proteção Civil, o qual irá abranger os 11 concelhos do Tâmega e Sousa.

No decorrer da passada terça-feira realizou-se a primeira reunião de trabalho para a instalação da estrutura, no qual esteve presente o Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de baião, respetivamente Paulo Ferreira e Filipe Fonseca, recebido uma comitiva de responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Os comandos sub-regionais irão substituir os atuais comandos distritais de operações de socorro, com uma alteração que se concretiza no âmbito da lei orgânica da ANEPC.

A estrutura corresponde ao centro de comando, com técnicos especializados com a intenção de realizar a primeira resposta e comando de meios para ocorrências dentro do espaço do Tâmega e Sousa.

O encontro iniciou-se nos Paços do Concelho, onde se analisaram as necessidades técnicas e operacionais que a Proteção Civil tem para a instalação da estrutura, assim como o modelo de acordo de cooperação a estabelecer entre todas as entidades intervenientes.

A Comitiva dirigiu-se posteriormente à Casa de Chavães onde o imóvel acolherá o comando sub-regional, sendo que o espaço possui todas as condições necessárias para o efeito da missão e potencial de expansão em caso de necessidade.

No decorrer da reunião, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esteve representada pela Diretora Nacional de Administração de Recursos, Ana Cristina Andrade e pela Diretora de Serviços de Recursos Tecnológicos e Patrimoniais, Carla Dinis, apoiadas pelo arquiteto Henrique Vaz Pato.

Quem também marcou presença, a nível operacional, foi o Comandante Regional do Norte, Tenente Tenente-Coronel Carlos Alves, o Segundo Comandante Regional da ANEPC, Armando Silva, e o Comandante Distrital, Albano Teixeira. Além destes, também participaram na visita o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Baião, José Manuel Ribeiro e o Adjunto do presidente da Câmara Municipal de Baião, Armando Pinho.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido