O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai implementar um programa de Enfermagem de Reabilitação Tecnológico, o “+PERTO”, que surgiu, de acordo com o Hospital, “da necessidade de encurtar distâncias e, de forma inovadora e pioneira, dar resposta de forma muito célere aos utentes submetidos a Artoplastia Total do Joelho do Serviço de Ortopedia”.
Por forma a acompanhar o aumento do número de Artoplastias Totais do Joelho, o CHTS desenvolveu uma solução tecnológica, através de uma APP, permitindo, assim, “melhorar o conhecimento, aumentar a literacia em saúde, possibilitar uma adequada capacitação pré-operatória e recuperação pós-operatória” acrescenta, em nota, o CHTS.
Os enfermeiros especialistas, Tiago Araújo e Elsa Rodrigues, assumiram “estar na vanguarda de cuidados de saúde com qualidade, centrados no utente, personalização de serviços, humanização e rapidez na prestação de auxílio”.
Desta forma, através das características geográficas da região onde se insere o CHTS, e a vasta área abrangida, a distância torna-se uma barreira quando se fala em serviços da área da saúde. O programa em questão dará resposta aos utentes através:
- De exercícios direcionados à reabilitação;
- Secção de informações úteis com sistema de feedback;
- Secção de monitorização e acompanhamento on-time;
- Secção “fale com o enfermeiro de reabilitação”, um canal comunicacional que também irá permitir assistir o utente e cuidador na tomada de decisão perante a dor, edema e ferida cirúrgica. Este serviço permite, igualmente, a realização da videochamada para acompanhamento de exercícios em tempo real.
A App em questão dará “acesso privilegiado e direto ao enfermeiro de reabilitação para ouvir, ver, esclarecer e orientar no que necessitar, são garantias para estes utentes, desde o pré-operatório até às seis semanas após”, conclui, em nota, o CHTS.