RegionalCIM do Tâmega e Sousa irá implementar serviço de transporte público a...

CIM do Tâmega e Sousa irá implementar serviço de transporte público a pedido a partir de segunda-feira

Relacionados

Santo Tirso: Motociclista morre após despiste na Serra da Agrela

Um homem de 33 anos morreu, no passado domingo, dia 19 de maio, na serra da Agrela, em Santo Tirso, após ter sofrido um...

Freamunde: viagens escolares levantam suspeitas

Comportamentos de auxiliar aos alunos de Freamunde nas viagens escolares levanta suspeitas Os encarregados de educação de alunos do Centro Escolar de Freamunde estão a...

Paredes: Homem com antecedentes é detido por violência doméstica

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Penafiel deteve, no passado dia 10 de maio,...

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa), enquanto Autoridade de Transportes, irá implementar um sistema de transporte público a pedido. Este irá complementar a rede regular de transporte público rodoviário nas situações em que a oferta atual é insuficiente para dar resposta às necessidades da população.

Este serviço deverá assegurar o transporte de passageiros até à sede do seu município, bem como aos principais equipamentos e serviços públicos. O projeto piloto irá avançar na próxima segunda-feira, 3 de maio, nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende.

O serviço complementar de transporte objetiva, de acordo com a CIM do Tâmega e Sousa, “melhorar as condições de mobilidade da população da região, nomeadamente nos concelhos marcados por um povoamento disperso e por uma baixa densidade populacional, aumentando a cobertura da rede de transportes coletivos existente em áreas ou períodos do dia onde esta é deficitária”, esclarece.

Assim como o transporte coletivo regular, o serviço de transporte a pedido terá circuitos, paragens e horários pré-definidos, distinguindo-se do transporte regular pelo facto de este funcionar apenas por reservas, efetuando paragens somente nos locais que foram reservados previamente. O serviço distingue-se do regular por assegurar a ligação entre as paragens pré-definidas e a respetiva sede do concelho.

A implementação deste novo projeto irá realizar-se em duas fases, sendo que a primeira corresponde ao projeto-piloto, a iniciar a 3 de maio nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende, uma vez que estes concelhos têm baixa densidade e proximidade territorial. Numa segunda fase, o serviço irá alargar-se aos restantes concelhos do Tâmega e Sousa.

O projeto piloto será dividido, também, em duas etapas: a primeira irá realizar-se entre 3 e 21 de maio, de forma a registar o número de utilizadores e a segunda corresponde à efetiva utilização do serviço de transporte a pedido, que se iniciará a 24 de maio.

Quem estiver interessado neste serviço deverá proceder ao obrigatório e prévio registo, através do número telefónico 255 718 348, uma vez que, durante o projeto-piloto o registo só poderá ser efetuado por esta via. Prevê-se que, posteriormente, as reservas poder-se-ão realizar via website ou aplicação móvel. A reserva deverá ser efetuada até às 15h00 do dia anterior à viagem.

Os circuitos, paragens, horários e tarifários poderão ser verificados através do site da CIM Tâmega e Sousa.

Este serviço insere-se na operação “Transporte Público a Pedido (Apoio na implementação de um Sistema de Transportes Adaptado à Procura para Territórios de Baixa Densidade na CIM-TS)”, cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -