Até ao final do primeiro trimestre de 2022 será instalado em Baião, o Comando Sub-Regional de Proteção Civil, o qual irá abranger os 11 concelhos do Tâmega e Sousa.
No decorrer da passada terça-feira realizou-se a primeira reunião de trabalho para a instalação da estrutura, no qual esteve presente o Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de baião, respetivamente Paulo Ferreira e Filipe Fonseca, recebido uma comitiva de responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Os comandos sub-regionais irão substituir os atuais comandos distritais de operações de socorro, com uma alteração que se concretiza no âmbito da lei orgânica da ANEPC.
A estrutura corresponde ao centro de comando, com técnicos especializados com a intenção de realizar a primeira resposta e comando de meios para ocorrências dentro do espaço do Tâmega e Sousa.
O encontro iniciou-se nos Paços do Concelho, onde se analisaram as necessidades técnicas e operacionais que a Proteção Civil tem para a instalação da estrutura, assim como o modelo de acordo de cooperação a estabelecer entre todas as entidades intervenientes.
A Comitiva dirigiu-se posteriormente à Casa de Chavães onde o imóvel acolherá o comando sub-regional, sendo que o espaço possui todas as condições necessárias para o efeito da missão e potencial de expansão em caso de necessidade.
No decorrer da reunião, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esteve representada pela Diretora Nacional de Administração de Recursos, Ana Cristina Andrade e pela Diretora de Serviços de Recursos Tecnológicos e Patrimoniais, Carla Dinis, apoiadas pelo arquiteto Henrique Vaz Pato.
Quem também marcou presença, a nível operacional, foi o Comandante Regional do Norte, Tenente Tenente-Coronel Carlos Alves, o Segundo Comandante Regional da ANEPC, Armando Silva, e o Comandante Distrital, Albano Teixeira. Além destes, também participaram na visita o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Baião, José Manuel Ribeiro e o Adjunto do presidente da Câmara Municipal de Baião, Armando Pinho.