DestaqueDia da Mulher: Tânia Alves Coroada Miss Douro 2021

Dia da Mulher: Tânia Alves Coroada Miss Douro 2021

Relacionados

PSD Paços de Ferreira | COMUNICADO

"Falta de aquecimento em centros escolares O PSD de Paços de Ferreira enviou hoje ao Presidente da Câmara Municipal um pedido formal de esclarecimentos sobre...

Novo balcão da rede Linhas reforça apoio aos utilizadores de transportes públicos em Lousada

Os utilizadores de transportes públicos em Lousada passam a dispor de um novo ponto de atendimento presencial da rede Linhas – Transportes do Douro,...

Teleférico da Penha encerra temporariamente para intervenção técnica de segurança

O Teleférico da Penha, equipamento de transporte por cabo que liga a cidade de Guimarães ao Monte da Penha, vai estar temporariamente encerrado ao...

Hoje, dia 8 de março, celebra-se o dia da Mulher. Como conta a história, o sexo feminino sofreu e vem sofrendo muito devido a vários motivos, principalmente no que diz respeito à desigualdade de género.

Com o objetivo de marcar este dia, estivemos à conversa com a Tânia Alves, corada Miss Douro 2021 e representante de Paços de Ferreira no concurso de beleza, Miss Queen Portugal. Tem 19 anos e estuda Gestão, na Universidade do Minho. Além dos estudos, pratica dança e incorpora o grupo de jovens da freguesia de Carvalhosa.

“Gosto muito de viver, adoro viver, acho que a vida tem as suas coisas, mas tem muita coisa boa e eu acho que temos que ser leves”, refere.

Sem achar que tivesse hipótese de ganhar devido a certos estereótipos que existem sobre como deve ser uma miss, a mesma ouviu os seus familiares, que sempre a incentivaram, e inscreveu-se. Apesar de aquela não estar a ser a melhor fase da sua vida, revela-nos que foi uma experiência incrível e que criou boas amizades com as suas colegas.

“Além do concurso em si, a amizade que se sentiu naquele dia foi muito bonita. Acho que estávamos ali, não só para competir, mas sim para nos conhecermo-nos umas às outras”.

A jovem pacense tem a certeza que um dos seus maiores objetivos é dar voz a quem não a tem e a assuntos que são desvalorizados pela sociedade. A mesma acredita que o seu título como Miss Douro abriu-lhe portas que nunca antes se abriram e que o que mais mudou à sua volta é que agora é mais ouvida pelas pessoas e que ganhou uma maior credibilidade e atenção.

Ter ganho o Miss Douro 2021 fez com que a jovem se dedicasse a conhecer regiões banhadas pelo rio que nunca havia visitado.

Para a Tânia, ser Miss é algo além da beleza, no entanto, sabe que a mesma é valorizada. Apesar disso, acredita que o que torna alguém numa Miss é “acima de tudo aquilo que tu és, a pessoa que tu és, não só as causas que tu defendes, não só aquilo que tu dizes da boca para fora, não só aquilo que tu fazes, mas sim a tua pessoa, os teus valores, a tua educação, tu própria.”

Já para se ser uma Miss é preciso “ser natural, ser ela própria, não se deixar levar por padrões ou rótulos. Ser uma inspiração.”

Com toda a dinâmica do concurso, a agenda foi-se preenchendo, no entanto, para a Tânia foi fácil pois já trabalhou e trabalha como esteticista e maquilhadora, “eu nunca fiz só uma coisa, por exemplo, nunca só estudei. Estudava, trabalhava, tinha a dança. Tinha muita coisa para gerir.”

Neste momento, a Miss, aproveita as suas redes sociais para divulgar e expandir as suas causas, incentivando mais à inclusão social, especialmente de pessoas com deficiências. Com isto, apela a que lhes seja dada uma oportunidade, pois “existem graus que a deficiência é tão reduzida, que eles têm mais do que capacidades para trabalhar”.

É necessário que a sociedade ajude crianças com deficiências a encaixarem-se na vida “normal” e que sejam vistas como pessoas com capacidades para fazerem qualquer coisa, fundamenta.

Numa mensagem final à população pacense e portuguesa, a Miss Douro, fala sobre o quão importante é falarmos, também, sobre o empoderamento feminino. “Acho que a mulher tem um poder muito bonito, a mulher tem que se valorizar realmente perante os homens.”

Há décadas que o ser feminino luta por um espaço na sociedade, a Tânia acredita que apesar de tudo o que já foi feito, ainda há muito que se pode fazer porque todas são capazes disso.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -