DestaqueDivulgação de ações importantes no âmbito da prevenção e combate à violência...

Divulgação de ações importantes no âmbito da prevenção e combate à violência doméstica

Relacionados

Felgueiras | Novo centro de saúde fortalece cuidados primários

No concelho de Felgueiras foi inaugurado um moderno Centro de Saúde Comunitário, equipado com 12 gabinetes médicos, tele consulta e serviço de monitorização domiciliária,...

Criminalidade | Tendência de queda na violência, mas aumento nos delitos leves

Dados recentes apontam para uma dualidade no panorama da criminalidade na área metropolitana de Lisboa. Enquanto os crimes violentos e graves registaram uma diminuição,...

Natal em Portugal | tradição e escapadinhas entre datas

Com as festividades de Natal a aproximarem-se, Portugal apresenta um cenário meteorológico que favorece atividades de lazer e escapadinhas de fim de ano. Em...

O Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, avançou informações consideradas importantes no âmbito da prevenção e combate à violência doméstica, nomeadamente destinadas aos conselhos para as vítimas.

As informações avançadas passam por manter contacto com pessoas da sua confiança, identificando membros da família, vizinhança e pessoas amigas que a possam acolher ou ajudar se tiver de sair de casa.

Evidenciam a importância da combinação de códigos de emergência com as pessoas de confiança, um sinal, gesto ou objeto nas janelas para que estas possam alertar as autoridades no caso de urgência e os comportamentos a adotar neste tipo de situações.

É deixado um aviso para o caso de existirem crianças, sejam combinados códigos para utilização em caso de urgência e comportamentos a adotar neste tipo de situações.

É de igual importância a verificação da possibilidade de realização de quarentena junto de familiares ou pessoas amigas em condições de segurança e a criação de um plano de segurança que deve passar pela identificação da divisão da casa “mais segura” para onde possam ir e na qual se deverá ter acesso a partir do exterior (porta ou janela); a realização de cópias ou tiragem de fotografias de documentos importantes como o cartão de cidadão, passaporte, seguros e a partilha destes com pessoas de confiança.

Ainda no que diz respeito ao plano, é sugerido a preparação de uma mala de emergência, com chaves extra, roupa para a vítima bem como para as crianças, medicação e cópia dos documentos.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -