RegionalIGAS irá realizar auditoria nos sistemas do Serviço Nacional de Saúde

IGAS irá realizar auditoria nos sistemas do Serviço Nacional de Saúde

Relacionados

Paredes: Jovem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Paredes deteve, no passado dia 24 de julho, um homem 20 anos, por tráfico...

Paredes: Homem morre após despiste de mota

Um homem, de 29 anos, morreu, no último sábado, dia 20 de julho, na sequência de um acidente na Rua da Ferrugenta em Lordelo,...

Paredes: Idosa morre após despiste de carro

Uma idosa, de 81 anos, morreu, na manhã do passado dia 17 de julho, quando o carro que conduzia se despistou e embateu contra...

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) inicia, esta semana, uma auditoria ao “desempenho dos sistemas de valorização das pessoas nos estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

A auditoria realizar-se-á em sete estabelecimentos do SNS das regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo e irá incluir centros hospitalares, hospitais e unidades locais de saúde do setor empresaria do Estado, bem como hospitais do setor público administrativo, avança a IGAS.

O objetivo da IGAS é identificar e descrever os aspetos onde poderão realizar-se melhorias, bem como a elaboração das recomendações especificas, de forma a apoiar a gestão das respetivas entidades. As práticas e soluções inovadoras identificadas serão objeto de difusão pelo IGAS, para que estas possam ser replicadas por outros estabelecimentos e serviços no setor da saúde.

Com esta auditoria, a IGAS pretende “verificar se os órgãos de gestão das entidades auditadas desenvolvem estratégias, incentivos e políticas direcionadas à valorização das pessoas, com vista à criação de uma força de trabalho produtiva, qualificada, motivada e reconhecida”, refere.

A auditoria irá abranger as temáticas de “recrutamento e seleção, integração e orientação, gestão e avaliação do desempenho, reconhecimento e recompensa, formação e capacitação, bem-estar no trabalho, tecnologias digitais e comunicação, envolvimento e participação”, conclui nota do IGAS.

Esta ação enquadra-se na estratégia da IGAS para atuação no âmbito da melhoria da gestão das entidades do sistema de saúde e execução dos programas de políticas na área da saúde. Até finais de 2022 a IGAS irá auditar, nesta temática, 20% das entidades do setor público empresarial e 40% do setor público administrativo da saúde.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -