A Câmara Municipal de Santo Tirso desativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil no passado dia 26 de outubro, pelas 12h00. A decisão foi tomada pela Subcomissão Municipal de Proteção Civil, da qual fazem parte as autoridades de saúde, nomeadamente o ACES Santo Tirso/Trofa, o Centro Hospitalar do Médio Ave e o delegado de saúde, as forças de segurança, as corporações dos Bombeiros e os demais agentes de proteção civil, a Segurança Social, entre outros.
Após um ano em vigor, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, que esteve em funcionamento desde o dia 13 de abril de 2020, foi desativado. Durante um ano, o plano foi ativo para “definir as linhas e procedimentos que garantissem prontidão de resposta por parte de todos os agentes envolvidos” em situações de emergência no âmbito do combate à pandemia, esclarece o Presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa.
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil foi ativo no concelho pela primeira vez. Alberto Costa salienta que “essa foi uma medida preventiva importante, tendo em conta a situação epidemiológica que o concelho atravessa, quer relativamente ao número de casos, quer no que diz respeito ao índice de transmissibilidade”.
A vacinação iniciou-se no final de 2020, e o levantamento progressivo de medidas restritivas tem vindo a ser realizado desde finais do mês de julho, aliado à diminuição de casos na região Norte, em particular no Distrito do Porto, em conjunto com a diminuição do número de casos confirmados no concelho de Santo Tirso ditando, agora, a desativação do plano.
O Presidente da Câmara, Alberto Costa, referiu ainda que a cooperação e o trabalho em rede entre todas as atividades continuam e que os riscos provocados pela pandemia da Covid-19 ainda não desapareceram, considerando importante manter a prevenção.