RegionalPóvoa de Varzim: Rebentamento de sacos de areia provocam aglomerado de lixo...

Póvoa de Varzim: Rebentamento de sacos de areia provocam aglomerado de lixo na praia da Estela

Relacionados

Paredes: Jovem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Paredes deteve, no passado dia 24 de julho, um homem 20 anos, por tráfico...

Paredes: Homem morre após despiste de mota

Um homem, de 29 anos, morreu, no último sábado, dia 20 de julho, na sequência de um acidente na Rua da Ferrugenta em Lordelo,...

Paredes: Idosa morre após despiste de carro

Uma idosa, de 81 anos, morreu, na manhã do passado dia 17 de julho, quando o carro que conduzia se despistou e embateu contra...

Uma vez rebentados, espalharam plásticos, pregos enferrujados e outros resíduos pelo areal. De acordo com nota do Bloco de Esquerda, “além dos fortes impactos visuais, a proliferação dos resíduos acarreta sérios riscos para o ambiente, para a biodiversidade costeira e para as pessoas que usufruem da praia da Estela”.

Para evitar o agravamento da situação, o Bloco de Esquerda achou necessário proceder com urgência à remoção dos resíduos, encaminhando-os para um destino adequado. O partido considera ainda importante “apurar responsabilidades no que concerne à colocação dos sacos de areia naquele local e averiguar se as entidades competentes autorizaram e acompanharam a intervenção na duna primária da praia da Estrela”.

De acordo com nota do Bloco de Esquerda, a costa continental portuguesa tem vindo a ser fustigada pelos efeitos da crise climática através do “aumento do nível médio das águas do mar, da ocorrência de tempestades cada vez mais frequentes e intensas, e da consequente erosão acelerada de vários zonas na costa, não se coaduna com a instalação de infraestruturas sobre dunas primárias”, refere.

Assim, o Bloco de Esquerda conclui que as destruições dos habitats costeiros enfraquecem a capacidade da costa conter o avanço do mar, reforçando a perda da biodiversidade no país. O partido adianta que “compete ao Estado zelar pelo interesse público e pelos superiores princípios da proteção e conservação da natureza, ordenando e protegendo a nossa costa de interesses que atentam contra a sua preservação”.

Em suma, o Bloco de Esquerda pretende saber se o Governo tem conhecimento da situação, bem como das diligências a tomar por forma a apurar responsabilidade e proceder à remoção dos resíduos na praia da Estela. Os deputados querem saber, também, quando é que a praia estará livre de resíduos bem como se as entidades competentes autorizaram e acompanharam a colocação dos sacos de areia na duna da praia da Estela.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -