24.6 C
Munique
27.9 C
Porto
DestaqueRegião norte com registo de mínimos na taxa de desemprego

Região norte com registo de mínimos na taxa de desemprego

Relacionados

Paulo Bettencourt recordado em Paços de Ferreira

O local de trabalho que o viu crescer como profissional, serviu de sustento para homenagear o Arq. Paulo Bettencourt no seu 65º aniversário de...

Simão Rocha, Campeão Nacional de Natação Adaptada

Em Abrantes, no dia 2 e 3 de julho decorreu o Campeonato Nacional de Natação Adaptada que contou com a presença de 140 atletas...

Paços de Ferreira – Artigos contrafeitos apreendidos

No dia 1 de julho foi constituída arguida uma mulher de 43 anos e apreendidos vários artigos contrafeitos, no concelho de Paços de Ferreira...

A taxa de desemprego, no Norte, baixou de 7,4% para 6,3% no 2º trimestre do presente ano, um resultado considerado histórico pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), uma vez que a média nacional de encontra nos 6,7%.

Esta é a primeira vez, nos últimos 20 anos, que a taxa de desemprego da região apresenta um valor abaixo da média portuguesa.

Os resultados em causa são acompanhados pelo crescimento do salário mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem no Norte para 955 euros, sendo o valor mais elevado registado, o qual reflete um crescimento de 4,2% face ao período homólogo de 2020.

As notícias relativas de recuperação da economia do Norte ganham sustentação pelo crescimento acentuado no que diz respeito às exportações e bens, na ordem dos 43% em comparação com o 2º trimestre de 2020.

De acordo com os dados fornecidos por parte do Instituto de emprego e formação profissional (IEFP), entre os 20 concelhos mais exportadores do Norte, Paços de Ferreira encontra-se em 19º lugar, com uma variação homóloga de 26,4%, último registo realizado no primeiro trimestre de 2021 e Paredes em 20º lugar, com uma variação homóloga de 17%, registada, igualmente, durante o primeiro trimestre do presente ano.

Numa análise realizada aos dados fornecidos pelo IEFP relativos ao 2º trimestre, é possível verificar o concelho de Paços de Ferreira em 19º lugar com uma variação homóloga de -4,6% e Paredes, em 20º lugar, com uma variação homóloga de -9,0%.

A CCDR-N avança ainda que as dormidas nos estabelecimentos turísticos do Norte, totalizam cerca de 1,1 milhões, mais do triplo das 305 mil registadas no período homólogo do ano passado.

Relativamente à queda na taxa de desemprego jovem, os valores variam de 22,5% para 21,8%, invertendo a tendência de crescimento observada ao longo da crise pandémica, bem como para o aumento da população empregada do Norte em 5,3%, totalizando um aumento de 87 mil postos de trabalho.

 

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido