As festas da cidade de Freamunde, celebradas em honra de São Sebastião, estão de volta entre os dias 5 e 11 de julho.
Com mais de 120 anos de história, as Sebastianas foram crescendo de importância e dimensão. Inicialmente uma festa religiosa em honra de São Sebastião, as Sebastianas são agora um misto de festa sagrada e profana, com uma parte cultural e de animação muito mais marcada, mas sem nunca perder a raiz popular. Ao longo dos últimos anos, têm vindo a obter uma maior participação de público, sendo atualmente um dos maiores eventos culturais, tradicionais e turísticos da região, tendo atraído em 2022 mais de 500 mil visitantes.
Durante a semana de festa vão subir ao palco das Sebastianas nomes como o de Cuca Roseta e a Banda de Freamunde, Nininho Vaz Maia, Delfins, Rui Veloso, Valete e Kura. Mas a animação passa muito além da música, a “Noite de Bombos” é uma arruada livre, com tradição de 20 anos, com mais de 1.500 foliões a tocar bombo. O Fogo-de-artifício e Piromusical é uma das tradições e atrações mais apreciadas pelos visitantes, tendo inclusive nascido o conceito pirotécnico de “final à Freamunde”. A atuação de Bandas Filarmónicas, no domingo, o dia da Majestosa Procissão em honra de São Sebastião, pelas ruas de Freamunde tipicamente decoradas com um extenso e também ele majestoso tapete de fitas de madeira pintadas de várias cores; e a Marcha Alegórica, este ano, sob o tema “Portugal 360”, composta por escolas de samba, grupos de bombos e carros alegóricos, totalmente produzidos localmente por grupos de voluntários e amigos das festas, são outro dos momentos altos das Sebastianas.
As Sebastianas são antecedidas da Semana Cultural que decorre entre os dias 30 de junho e 4 de julho com várias atividades realizadas por associações culturais da cidade, um festival de ranchos e um concerto de “Bateu Matou”.