CulturaSebastianas voltam à cidade de Freamunde para mais uma edição

Sebastianas voltam à cidade de Freamunde para mais uma edição

Relacionados

Lousada: Jovem é agredido por um grupo junto a escola

Um jovem de 17 anos foi agredido a murro por um grupo, de cinco a sete pessoas, e com idades entre os 18 e...

José Manuel da Costa Soares eleito Presidente da Fundação Inatel

José Manuel da Costa Soares, antigo autarca do PSD em Paços de Ferreira, foi nomeado por resolução governamental de 22 de Agosto, publicada na...

Homem de nacionalidade estrangeira morre afogado no rio Tâmega

Um homem com 33 anos, de nacionalidade romena, morreu, na passada quarta-feira, dia 11 de setembro, por afogamento no rio Tâmega. O alerta foi dado...

As festas da cidade de Freamunde, celebradas em honra de São Sebastião, estão de volta entre os dias 5 e 11 de julho.

Com mais de 120 anos de história, as Sebastianas foram crescendo de importância e dimensão. Inicialmente uma festa religiosa em honra de São Sebastião, as Sebastianas são agora um misto de festa sagrada e profana, com uma parte cultural e de animação muito mais marcada, mas sem nunca perder a raiz popular. Ao longo dos últimos anos, têm vindo a obter uma maior participação de público, sendo atualmente um dos maiores eventos culturais, tradicionais e turísticos da região, tendo atraído em 2022 mais de 500 mil visitantes.

Durante a semana de festa vão subir ao palco das Sebastianas nomes como o de Cuca Roseta e a Banda de Freamunde, Nininho Vaz Maia, Delfins, Rui Veloso, Valete e Kura. Mas a animação passa muito além da música, a “Noite de Bombos” é uma arruada livre, com tradição de 20 anos, com mais de 1.500 foliões a tocar bombo. O Fogo-de-artifício e Piromusical é uma das tradições e atrações mais apreciadas pelos visitantes, tendo inclusive nascido o conceito pirotécnico de “final à Freamunde”. A atuação de Bandas Filarmónicas, no domingo, o dia da Majestosa Procissão em honra de São Sebastião, pelas ruas de Freamunde tipicamente decoradas com um extenso e também ele majestoso tapete de fitas de madeira pintadas de várias cores; e a Marcha Alegórica, este ano, sob o tema “Portugal 360”, composta por escolas de samba, grupos de bombos e carros alegóricos, totalmente produzidos localmente por grupos de voluntários e amigos das festas, são outro dos momentos altos das Sebastianas.

As Sebastianas são antecedidas da Semana Cultural que decorre entre os dias 30 de junho e 4 de julho com várias atividades realizadas por associações culturais da cidade, um festival de ranchos e um concerto de “Bateu Matou”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -