A nova esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Valongo foi inaugurada, no dia de ontem, pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
Esta reinstalação da esquadra da PSP de Valongo, efetuada no antigo mercado municipal, implicou um investimento de 800 mil euros, assegurado pelo Ministério da Administração Interna, resultando num contrato de cooperação interadministrativo entre o Município de Valongo, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a PSP.
Além da cedência do respetivo imóvel pela Câmara Municipal de Valongo, a autarquia executou as obras de adaptação do edifício, passando a ter condições funcionais e operacionais adequadas ao cumprimento da missão pública desta força de segurança.
José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, referiu já ter sido resolvido um problema que se tem vindo a arrastar desde 1991 “através da transformação do antigo Mercado Municipal de Valongo numa nova esquadra, para substituir as instalações na Rua Joaquim Marques dos Santos, que além de estarem degradadas são desajustadas para as funções das forças de segurança”.
Foi ainda anunciado, por parte do autarca, a implementação e instalação de um sistema de videovigilância em Ermesinde e Valongo a fim de aumentar o sentimento de segurança das pessoas, sistema esse que, em conjunto com a PSP, terá já verna inscrita no próximo orçamento municipal.