RegionalPóvoa de Varzim: Rebentamento de sacos de areia provocam aglomerado de lixo...

Póvoa de Varzim: Rebentamento de sacos de areia provocam aglomerado de lixo na praia da Estela

Relacionados

Região do Douro, Tâmega e Sousa vai receber 187 milhões de euros de fundos europeus

A região do Douro, Tâmega e Sousa vai ter ao seu dispor uma verba de 187 milhões de euros, no próximo quadro comunitário de...

Paredes: PSD celebra o 25 de abril com sessão evocativa

No passado dia 25 de abril, o PSD de Paredes celebrou os 50 anos do dia da revolução dos cravos com uma sessão evocativa...

Paços De Ferreira: Antiga estrada nacional 207 vai ser requalificada

Paços de Ferreira vai requalificar a antiga estrada nacional 207, numa empreitada estimada em 750 mil euros, segundo o que divulgou a autarquia. A intervenção...

Uma vez rebentados, espalharam plásticos, pregos enferrujados e outros resíduos pelo areal. De acordo com nota do Bloco de Esquerda, “além dos fortes impactos visuais, a proliferação dos resíduos acarreta sérios riscos para o ambiente, para a biodiversidade costeira e para as pessoas que usufruem da praia da Estela”.

Para evitar o agravamento da situação, o Bloco de Esquerda achou necessário proceder com urgência à remoção dos resíduos, encaminhando-os para um destino adequado. O partido considera ainda importante “apurar responsabilidades no que concerne à colocação dos sacos de areia naquele local e averiguar se as entidades competentes autorizaram e acompanharam a intervenção na duna primária da praia da Estrela”.

De acordo com nota do Bloco de Esquerda, a costa continental portuguesa tem vindo a ser fustigada pelos efeitos da crise climática através do “aumento do nível médio das águas do mar, da ocorrência de tempestades cada vez mais frequentes e intensas, e da consequente erosão acelerada de vários zonas na costa, não se coaduna com a instalação de infraestruturas sobre dunas primárias”, refere.

Assim, o Bloco de Esquerda conclui que as destruições dos habitats costeiros enfraquecem a capacidade da costa conter o avanço do mar, reforçando a perda da biodiversidade no país. O partido adianta que “compete ao Estado zelar pelo interesse público e pelos superiores princípios da proteção e conservação da natureza, ordenando e protegendo a nossa costa de interesses que atentam contra a sua preservação”.

Em suma, o Bloco de Esquerda pretende saber se o Governo tem conhecimento da situação, bem como das diligências a tomar por forma a apurar responsabilidade e proceder à remoção dos resíduos na praia da Estela. Os deputados querem saber, também, quando é que a praia estará livre de resíduos bem como se as entidades competentes autorizaram e acompanharam a colocação dos sacos de areia na duna da praia da Estela.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -