A GNR vai realizar um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes pertencentes ao ambiente escolar, no âmbito do regresso às aulas, com o objetivo de transmitir conselhos de segurança.
Neste sentido, as secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, bem como os militares dos Postos Territoriais, irão promover ações de sensibilização no “âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização de cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças”, avança, em nota, a GNR.
A GNR tem à sua responsabilidade cerca de 5 mil estabelecimentos de ensino, onde os militares promoverão ações e transmitir conselhos, designadamente aos jovens estudantes no que respeita ao “deslocamento de e para a escola”, circulando sempre que possível acompanhado ou num grupo, evitando a passagem em locais isolados e com pouca luz. A GNR alerta, também, a importância de memorizar no telemóvel o número do posto da GNR local, para marcação rápida.
É ainda deixado o alerta para que a espera pelos pais ou familiares seja realizada dentro da escola.
No que diz respeito à internet, a GNR deixa o alerta para a escolha dos conteúdos publicados; o cuidado com a acessibilidade às palavras passe, as quais deverão ser privadas e diferentes de acordo com o serviço utilizado. No caso de ser realizada uma ameaça online, a GNR incentiva ao pedido de ajuda e a não acreditar em todo o que dizem via virtual.
Aos pais, a GNR pede o acompanhamento dos alunos, rotinas e desenvolvimento escolar; o pedido de colocação do número da GNR no telemóvel e, no caso de suspeita de ameaça, agressão ou vítima de algum crime, a GNR sensibiliza para o contacto direto com os militares.