No dia 1 de outubro, Portugal entrou na última fase do desconfinamento ainda antes do país contar com 85% da população vacinada contra a Covid-19 completa. Nesse mesmo dia, os portugueses puderam contar com a reabertura dos bares e discotecas, bem como o fim da limitação máxima de pessoas em restaurantes, cafés e pastelarias.
De acordo com a Sábado, desde o início do mês os casos de Covid-19 subiram ligeiramente, à exceção da faixa dos 20 e 30 anos, onde a “incidência de infetados com Covid-19 quase duplicou na última semana”.
Analisando os números da pandemia nas últimas duas semanas, a Sábado avança ser possível “observar que o número de casos reduziu ainda durante a primeira semana de outubro, mas disparou na última semana”, sendo que, nos primeiros dias de outubro, registaram-se 3.293 novos casos de Covid-19 e, entre 8 e 15 de outubro, registaram-se 4.620, uma subida de 40% dos casos.
Por outro lado, a faixa etária em que os casos não aumentaram em relação à semana passada foi a dos maiores de 80 anos, que iniciaram a toma da terceira dose da vacina, enquanto que a dos menores de 10 anos foi a única a baixar relativamente ao final do mês passado, avança a Sábado.
Apesar dos casos aumentarem, os internamentos têm vindo a descer, sendo que o número de novos casos não se tem vindo a refletir no aumento de internamentos. De acordo com a Sábado, “enquanto que a 30 de setembro estavam hospitalizados, em Portugal, 300 doentes com covid-19 em enfermaria e 66 em unidades de cuidados intensivos, com o número a descer para 234 em enfermaria e 61 nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) até ontem”.
Ao nível da mortalidade, o número de vítimas por Covid-19 subiu de 28, registadas na última semana de setembro, para 40 na primeira semana de outubro. Durante a semana passada, de 8 a 15 de outubro, registaram-se 51 mortes, sendo que a faixa etária de maiores de 80 anos representou mais de 70% das vítimas mortais da pandemia neste período.