O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Porto, no último dia 15 de janeiro, deteve um homem de 50 anos, por posse de arma proibida, furtos qualificados e falsificação de documentos, no concelho de Paços de Ferreira.
No âmbito de uma ação de investigação e prevenção criminal, no concelho de Paços de Ferreira, os militares da Guarda localizaram uma viatura que havia sido furtada há cerca de dois anos, no concelho de Vila Nova de Gaia. No âmbito das diligências policiais, apurou-se que o veículo circulava com matrículas falsas e já teria circulado em diversas auto-estradas nacionais.
No seguimento da ação, foi realizada uma busca não domiciliária, que culminou na detenção do suspeito e na apreensão de uma viatura, dois motociclos furtados há cerca de três meses no distrito de Lisboa, uma arma de fogo ilegal, um telemóvel, diversas munições, documentos falsos e aparelhos utilizados para furtos de viaturas.
O detido, com antecedentes criminais por crimes da mesma natureza, foi presente, dia 16 de janeiro, no Tribunal Judicial de Penafiel, onde lhe foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da sua área de residência.