CulturaLousada | Cerimónia de Entrega do Prémio Dr. Mário Fonseca

Lousada | Cerimónia de Entrega do Prémio Dr. Mário Fonseca

Relacionados

CAPITAL DO MÓVEL MOTARDFEST VAI PROVOCAR CORTES E CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO EM PAÇOS DE FERREIRA

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira informou que a realização do evento Capital do Móvel MotardFest 2026, agendado para os dias 12, 13...

CINFÃES ENCHE O AUDITÓRIO COM A MÚSICA DOS MAIS NOVOS CINFÃES

O Auditório Municipal de Cinfães recebe nos dias 30 e 31 de maio mais uma edição do Festicinfas, um festival de música infantil promovido...

CHEGA PROPÕE REFORMA AOS 65 ANOS OU APÓS 40 ANOS DE DESCONTOS

Iniciativa anunciada por André Ventura prevê ainda limite máximo para pensões mais elevadas e terá de ser apreciada pela Assembleia da República O presidente do...

O Município de Lousada vai realizar, no próximo sábado, 29 de novembro, às 21h00, no Auditório Municipal, a cerimónia de anúncio do vencedor ou vencedora da segunda edição do Prémio Dr. Mário Fonseca. Criado para estimular a investigação científica e homenagear o médico lousadense conhecido como “Médico do Povo”, este prémio constitui um projeto único no país.

Mário Fonseca (1954-2012) foi uma figura marcante na vida do concelho, distinguindo-se não só pela sua atividade médica, mas também pelo envolvimento cívico e associativo. Ocupou os cargos de Presidente da Assembleia Municipal de Lousada entre 1989 e 2012, Presidente da Associação Desportiva de Lousada, da Associação de Cultura Musical de Lousada e do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. Foi ainda professor no Colégio Eça de Queirós e diretor do jornal Terras do Vale do Sousa. Faleceu em 2012, vítima de doença oncológica.

Com um valor base de 30 mil euros, o prémio conta com o apoio do Município de Lousada e da empresa Soma Group, podendo ser reforçado por entidades parceiras. A edição de 2025 registou 65 candidaturas, provenientes de jovens investigadores de várias regiões do país, representando um aumento de 38% face à primeira edição.

Os projetos submetidos foram avaliados por um júri de excelência presidido pela Prof.ª Dra. Flávia Sousa. O prémio conta também com o Prof. Dr. Manuel Sobrinho Simões como embaixador científico, que marcará presença na cerimónia. Entre as entidades parceiras institucionais encontram-se o Instituto de Biomedicina (iBiMED) da Universidade de Aveiro, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, o Gulbenkian Institute for Molecular Medicine (GIMM), o Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO-Porto), o Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU), a LYRIS, a Advanced Science School e a Ordem dos Médicos.

A sessão contará ainda com a participação da vencedora da primeira edição, a Prof.ª Dra. Sandra Tavares, investigadora do i3S da Universidade do Porto, que apresentará os resultados do trabalho desenvolvido no âmbito do prémio anterior, dedicado a uma nova abordagem de quimioterapia para atingir de forma mais eficaz, e com menos efeitos secundários, as células mais agressivas do cancro da mama triplo negativo.

A cerimónia é de entrada livre, limitada à lotação da sala, sendo esta comunicação emitida ao abrigo das regras de rigor e transparência exigidas na comunicação institucional pública.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -spot_img