DestaqueLousada - Aauto de consignação para ReValSOUSA

Lousada – Aauto de consignação para ReValSOUSA

Relacionados

Paulo Rangel visita Paços de Ferreira em ação de campanha da Aliança Democrática (AD)

Paulo Rangel, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo eleitoral do Porto às próximas eleições europeias, esteve no passado domingo, dia 4...

Jovem de 17 anos detido por tráfico de estupefacientes em Paços de Ferreira

Um jovem de 17 anos foi detido no dia 24 de abril, no concelho de Paços de Ferreira, por suspeitas de envolvimento em tráfico...

Humberto Brito “Inocente”? Fonte Revela: “Absolvido por Falta de Provas, porém com reprimenda!”

Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista sob fogo! Escândalo de violência doméstica reacende polémica no PS. População e militantes exigem respostas! Humberto Brito:...

Foi apresentado ontem o dia 1 do “ReValSOUSA – Projeto de Reabilitação e Valorização do Rio Sousa na Paisagem Protegida do Sousa Superior”, com a assinatura do auto de consignação da empreitada entre o Município de Lousada e a empresa que vai efetuar os trabalhos. A cerimónia decorreu no Parque Molinológico e Florestal de Pias, no seguimento do protocolo técnico-financeiro celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A fase 1 do projeto ReValSOUSA vai concretizar intervenções nos domínios relativos à contenção de espécies exóticas invasoras, ações de desassoreamento e de beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas com o reforço/criação de galeria ripícola, no rio Sousa, na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.

O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado afirmou que “este é o primeiro projeto que tem intervenção financiada. O Município tem desenvolvido muitos projetos e atividades, contando em grande parte com o envolvimento ativo da população. Este projeto é muito ambicioso e o investimento de 100 mil euros nesta fase, é disso prova”.

Os objetivos passam pela melhoria da conectividade longitudinal e transversal do rio Sousa, melhorando as funções ecológicas, bem como minorar e mitigar os efeitos nocivos das cheias nos ecossistemas, na produtividade agrícola e os respetivos danos económicos e materiais, utilizando soluções de base de engenharia natural e de melhoria hidromorfológica.

As ações desenvolvidas pela autarquia têm tido grande sucesso porque existe uma sensibilização junto dos alunos nos estabelecimentos de ensino, em que os resultados vão sendo notados a médio e longo prazo. A autarquia tem investido muito em educação ambiental” – destacou ainda o Dr. Pedro Machado.

O Eng. José Pimenta Machado, Vice-Presidente da APA, referiu na sua intervenção que “dá gosto ver o trabalho que o Município de Lousada está a desenvolver ao reabilitar o rio Sousa e, por isso, fica o comprometimento de continuar um trabalho conjunto. Trabalhar a rede hidrográfica e não permitir que os rios sejam agredidos é fundamental”.

Com o Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2030 “vai ser possível disponibilizar financiamento para os bons projetos, como é o caso deste” – acrescentou ainda o Vice-Presidente da APA.

A recuperação dos Guarda Rios, pessoas que tinham a função que têm hoje centenas de voluntários em Lousada, é essencial para que uma maior fiscalização” – esta foi uma sugestão do Presidente da Câmara Municipal de Lousada. A este propósito o Vice-presidente da APA comprometeu-se a recuperar essas funções num novo enquadramento.

A cerimónia contou ainda com a presença da Diretora Regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Arquiteta Sandra Sarmento.

No final foi organizada uma visita interpretativa ao rio Sousa com prospeção de biodiversidade ribeirinha guiado por técnicos municipais e por “patrulheiros voluntários” do Lousada Guarda Rios, seguido de uma largada de “Salmo truta” (truta), a cargo do ICNF.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -